Bola de futebol e chave de automóvel: Secretaria de Obras e Infraestrutura retira objetos de redes de drenagem
05/09/2025 11:36:31
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 05/09/2025 11:36:31
Bola de futebol e chave de automóvel: Secretaria de Obras e Infraestrutura retira objetos de redes de drenagem
Situações inusitadas mobilizaram equipes municipais durante serviços de rotina. Apoio foi fundamental para solucionar escoamento d’água e auxiliar moradores. Destino incorreto de resíduos, no entanto, é uma das principais causas de obstrução e alagamentos na cidade
A Prefeitura de Lages se deparou com duas situações curiosas nos últimos dias. Objetos precisaram ser retirados de dentro das tubulações de drenagem. O trabalho é realizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, que diariamente monitora as condições das redes na cidade e faz a construção ou substituição dos itens, quando necessário.
Um dos casos inusitados aconteceu no cruzamento entre as ruas João Gutemberg e Onofre de Oliveira Ramos, no bairro São Miguel. As equipes faziam a revisão da drenagem pluvial e a manutenção de uma caixa coletora (bueiro), quando encontraram uma bola de futebol obstruindo o curso d’água. O brinquedo foi retirado junto com outros resíduos que acabaram tendo como destino as conexões de escoamento da cidade.
Já na rua Governador Jorge Lacerda, no Centro, foi a chave de um automóvel que caiu dentro de uma grelha, na altura da clínica médica CDC Centro de Cardiologia. O resgate auxiliou o dono do veículo que, sem sucesso, tentava retirar o objeto da canaleta presente na via.
Apesar de inesperadas, situações desta natureza são comuns. “A Prefeitura está sempre a postos para auxiliar a comunidade. Imprevistos podem acontecer e são compreensíveis, mas o cuidado com a nossa cidade é responsabilidade de todos nós. A qualidade de vida que tanto buscamos em nossos bairros depende, por exemplo, do descarte correto de resíduos. Sem isto, continuaremos a ter inúmeros prejuízos na cidade”, orienta a prefeita Carmen Zanotto.
A infraestrutura urbana sustentável é uma das prioridades nesta gestão, assim como a manutenção constante das vias e bairros. “Nossas equipes operacionais se deslocam por toda a cidade para atender os chamados da população. Os serviços são variados, dependem do clima, da capacidade das tubulações e galerias, mas certamente as ações humanas interferem diretamente nas condições das redes de drenagem. Por isto, colaboração coletiva é fundamental”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Desde o início do ano a Prefeitura intensificou os serviços nesta área. As intervenções podem ser as mais diversas. Desde troca de tampas de caixas coletoras. Até desobstrução, conserto ou construção de bueiros. Passando por limpeza, revisão e instalação de tubulações e galerias. E, ainda, ligação e conferência de redes, atendimento de vazamentos e emergências semelhantes. Além disto, ganharam força o revestimento primário de ruas não pavimentadas, a operação tapa-buraco, o asfaltamento com equipes próprias, entre outros. Contudo, entre as principais causas de obstrução e alagamentos na cidade está a destinação irregular de resíduos, sejam sólidos ou líquidos.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!