Secretaria da Educação realiza simulado preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025
10/09/2025 16:38:30
Educação 10/09/2025 16:38:30
Secretaria da Educação realiza simulado preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025
O simulado foi realizado nas 32 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) do Sistema Municipal de Educação. As provas, que continham questões de português e matemática, envolveram cerca de 3 mil estudantes, de 130 turmas, dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª Série do Ensino Médio
A Secretaria Municipal da Educação realizou, nesta quarta-feira (10 de setembro), um simulado preparatório para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O teste foi aplicado nas 32 Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) do Sistema Municipal de Educação. As provas, que continham questões de português e matemática, envolveram cerca de 3 mil estudantes, de 130 turmas, dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª Série do Ensino Médio
Antes de se dirigirem às Unidades de Ensino, os 70 aplicadores das provas simuladas compartilharam um café da manhã na Secretaria Municipal da Educação, no qual estiveram presentes a prefeita Carmen Zanotto e o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira.
O Saeb é um conjunto de avaliações nacionais realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a cada dois anos para diagnosticar a qualidade da educação básica no Brasil, através de testes e questionários aplicados a estudantes, diretores e professores. Os resultados são utilizados para formular e aprimorar políticas públicas e, juntamente com dados do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A aplicação do teste simulado é uma das ações do Pacto pela Aceleração do Ideb da Serra Catarinense. O Pacto tem como intenção reunir gestores, educadores e representantes dos municípios da região para refletir sobre estratégias que colaborem para a melhoria da qualidade da educação pública, em especial referente ao fortalecimento dos indicadores educacionais.
A prefeita Carmen Zanotto destacou a importância da melhoria dos indicadores educacionais para o futuro do município. “O que estamos fazendo pela educação é mais importante que nós mesmos. Quando olharmos para estas crianças, no futuro, poderemos enxergar os futuros médicos, dentistas, engenheiros, entre tantas outras atividades, que nos atenderão e farão de Lages mais justa”, realçou a prefeita Carmen.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, também realçou a importância do investimento em educação para a construção de uma cidade mais justa: “Hoje, com a aplicação do simulado, damos mais um passo para consolidarmos uma nova realidade na educação municipal. Não há mudança de cidade que perpasse sem a valorização dos processos da Educação. Cada escola que fortalece o Ideb, fortalece o futuro da nossa cidade”, enfatizou o secretário Cristian.
Os resultados do simulado serão conhecidos até o final deste mês e servirão como referência para novas ações antes da realização do Saeb 2025, que ocorrerá entre os dias 20 e 31 de outubro.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Lucas Centenaro
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!