Secretaria de Obras e Infraestrutura visita pavimentações em Joaçaba
11/09/2025 16:12:57
Obras e Infraestrutura 11/09/2025 16:12:57
Secretaria de Obras e Infraestrutura visita pavimentações em Joaçaba
Objetivo foi conhecer projetos já executados com concreto. Conhecer prós e contras do material. E buscar opções além da massa asfáltica tradicionalmente utilizada na cidade. Aprimorar a infraestrutura urbana, com inovação e eficiência vem sendo uma das marcas da gestão da prefeita Carmen Zanotto
A Prefeitura de Lages continua em fase de estudos para implantar um novo modelo de pavimentações na cidade. A análise do uso de concreto em obras públicas avançou nesta semana com a visita do secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado, e do engenheiro do departamento técnico, Luiz Ricardo Figueiró Soares a Joaçaba, na região Meio-Oeste catarinense.
A viagem teve como objetivo conhecer projetos realizados através da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (AMMOC) já executados com concreto. A comitiva foi recebida pelo executivo da Associação, Engenheiro Denir Narcizo Zulian. A cidade vizinha aderiu à modalidade e tem diversas obras finalizadas com o material. “Conhecer os prós e contras do material. Ver sua aplicabilidade em diversos tipos de relevo. Avaliar obras já finalizadas. Tudo isso fez parte do roteiro. Buscar opções além da massa asfáltica é uma determinação da prefeita Carmen Zanotto para agilizar as pavimentações em nossa cidade”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado.
O primeiro passo foi dado no início de agosto, através de uma reunião com especialistas do setor, onde conhecimentos técnicos e operacionais foram compartilhados. Logo após, no início de setembro, uma segunda reunião levantou possíveis parcerias com fornecedores e empresas executoras deste tipo de serviço. E agora, visitando diversas obras pessoalmente, foi possível avaliar as vantagens da técnica.
A modalidade pode ajudar a aprimorar a infraestrutura urbana, com inovação e eficiência. “Estamos buscando alternativas para aumentar o número de ruas pavimentadas em nossa Lages. Garantindo variedade de materiais, conseguiremos avançar cada vez mais as obras públicas. Qualidade de vida nos bairros é uma de nossas prioridades. Nossa gestão e todos os moradores de ruas não pavimentadas temos pressa”, enfatiza a prefeita Carmen Zanotto.
De acordo com levantamento do próprio Município, no perímetro urbano são 1.600 quilômetros de ruas, dos quais a metade, ou seja, 800 quilômetros são vias não pavimentadas. Destas, a estimativa é que 40% sequer podem ser chamadas de ruas, pois não há rede de drenagem ou estrutura básica.
Entre as vantagens do uso de concreto (que pode ser de diferentes formas) estão: a alta durabilidade, reduzindo o custo de manutenções; a resistência, evitando deformações e desgastes; a aderência, conferindo segurança ao tráfego; a sustentabilidade; e o custo-benefício ao longo do tempo.
Na ocasião da viagem, a comitiva de Lages, formada também por integrantes da Secretaria do Planejamento Urbano e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), participou de uma capacitação promovida pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) na cidade de Luzerna, voltada a gestores e representantes de associações regionais.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!