Prefeitura de Lages conclui 81,5% de obras antigas em vias do Município e acompanha de perto ruas restantes
30/01/2026 11:37:40
Fotos: Fábio Pavan
Obras e Infraestrutura 30/01/2026 11:37:40
Prefeitura de Lages conclui 81,5% de obras antigas em vias do Município e acompanha de perto ruas restantes
Do total de 65 contratos de pavimentação herdados de gestões anteriores, 53 já foram finalizados. Secretaria de Obras e Infraestrutura monitora 12 contratos restantes e estima previsão de término em abril
Em breve a lista de pendências de obras em vias públicas de Lages vai acabar. Logo no início de 2025, a Prefeitura de Lages identificou 65 contratos parados ou em atraso, firmados em anos anteriores. E conseguiu solucionar a grande maioria deles, exatos 53, já no primeiro ano de gestão da prefeita Carmen Zanotto. Agora, 12 obras continuam sendo acompanhadas de perto. E ainda uma rua, onde serviço terá que ser refeito pela construtora responsável, em decorrência da má qualidade do material utilizado.
Todas são obras executadas por empresas que venceram processos licitatórios nos últimos anos e cujos recursos vêm do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal (CEF). “Temos pressa em finalizar o que está parado. Temos casos em que a população já está aguardando há vários anos a conclusão ou retomada de uma pavimentação que nunca acaba. Essas situações não podem mais continuar. Vamos regularizar, zerar a fila e liberar novos projetos. Já avançamos muito, mas nossa Lages merece cada vez mais”, enfatiza a prefeita Carmen Zanotto.
Além de retomar as atividades nestes 65 endereços, a gestão da prefeita Carmen Zanotto também intensificou a fiscalização dos contratos, realizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura de Lages. “Nossa estimativa é que tudo esteja resolvido até abril. Até lá, esperamos que não haja mais nenhuma paralisação. Estamos acompanhando de perto, repactuando prazos, monitorando a qualidade do material aplicado e o resultado das obras”, alerta o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Cobrar os reparos necessários têm sido a orientação da prefeita Carmen Zanotto. Um dos locais onde isso será feito nos próximos dias é na rua Vicente Celestino, no bairro Santa Clara. A pavimentação asfáltica atenderia o trecho 02 da via, com orçamento de R$ 312 mil. “Identificamos vícios de construção, com a deterioração precoce do pavimento asfáltico. Portanto, a obra não foi considerada entregue e nem paga em sua totalidade. Todas as obras contratadas têm um prazo de garantia que vem sendo observado com rigor. Por conta da empresa responsável, o retrabalho será executado então para que alcancemos o resultado esperado”, destaca o secretário.
Já as 12 ruas com obras restantes, que seguem em andamento e vêm sendo fiscalizadas pela Prefeitura de Lages, são as seguintes: Esporte Clube Corinthians (Santa Mônica), Esmênia Machado (Penha), Orion Parque (São Francisco), Onofre de Oliveira Ramos (São Miguel), José Soares Silvério (Santa Maria), Porto Seguro – trecho 01, Frei Henrique de Coimbra, Ilhéu da Coroa Vermelha (todas no bairro Guarujá), Luís Matias e Visconde Inhaúma (no Maria Luiza), Ernani Braga (São Paulo) e avenida João Goulart (Tributo).
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!