Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação Vem para Lages! Um dia para a abertura, apenas um dia, para um show de emoção, disciplina, confiança, coragem e lições de vida. A estrela Elisa é dona de 48 medalhas, das quais, três medalhas de competição internacional, no Bahrein - {país insular do Golfo Pérsico, Oriente Médio, de fronteiras com Irã, Catar e Arábia Saudita}
“Conquistar meu carro, começar e concluir a faculdade, exercer este curso, daqui cinco anos ter minha casa e ser grande influência no paradesporto (...) Com Deus tudo é possível.” Com este projeto de vida, vislumbramento, esta crença e 18 anos, apenas 18 anos de idade, e uma auto-confiança, bravura, audácia, valentia e intrepidez de uma pessoa vastamente vivida. Esta é Ana Elisa, a paratleta de participação inédita nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) de Lages. Situação semelhante a de Elisa é a do município, pois Lages sediará uma edição dos Jogos Paradesportivos pela primeira vez em toda a sua história, em 258 anos.
A cidade mais populosa da Serra Catarinense e um dos mais potentes em economia do Estado, sediará este que é o maior evento paradesportivo de Santa Catarina e um dos maiores eventos esportivos de inclusão da região Sul do Brasil. E falta bem pouquinho para acontecer, mas muito pouco mesmo, poucas horas, pois a abertura oficial da 18ª edição, em 2025, será nesta quarta-feira (17 de setembro), todavia, será promovido no período de 16 a 21 de setembro de 2025, pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte)/Governo do Estado.
Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são destinados a atletas com idade a partir dos 15 anos com deficiências física, auditiva, intelectual ou visual. Tem como propósito promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e resplandecer talentos para o esporte adaptado.
Em circunstância do Parajasc, Santa Catarina se tornou potência no paradesporto, revelando representantes que foram às paralimpíadas e conquistaram vários resultados nos anos mais recentes. Possuem um contexto histórico no Estado e desde 2005 têm o poder de ser um evento referência no Brasil.
Dois meses depois, entre 18 e 29 de novembro de 2025, será realizada, em Chapecó, região Oeste, a 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Parajasc e Jasc são desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das prefeituras das cidades-sede.
Mais de 2.400 atletas de 74 cidades de Santa Catarina em 14 modalidades esportivas
Vamos lá ver? São jogos gratuitos
A Princesa da Serra, Lages, estreante como cidade sede deste evento, abrirá seus braços para bem receber milhares de atletas em múltiplas disputas em diversificadas modalidades.
As modalidades do Parajasc [com exceção de natação, disputada em Blumenau no domingo - 14 de setembro] serão disputadas em Lages, entre os dias 17 e 21 de setembro, com a participação de 2.479 atletas do paradesporto {dos quais, mais de 800 de atletismo}, de 74 municípios catarinenses em uma celebração de inclusão, acessibilidade e superação. A etapa inicial acontecerá no dia 16, com a classificação funcional e recepção das delegações. Ao todo, 13 modalidades movimentarão 11 locais de competição no município [14, contabilizada a natação, em Blumenau] - Atletismo, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal, goalball, handebol em cadeira de rodas, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo. E 17 escolas selecionadas como alojamentos a atletas e comissões técnicas, dirigentes esportivos e árbitros.
Recordes de inscritos e municípios
A primeira edição do Parajasc em Lages é histórica, afinal, são 2.479 inscritos, representantes de 74 municípios - dois números recordes nos Jogos. Lages tem sua maior delegação: 145 atletas. Joinville possui 276 competidores e Chapecó e Blumenau com 236.
11 lugares devidamente estruturados
São 14 modalidades divididas em 11 locais de provas: CentroSerra Convention Center - palco da abertura e da bocha paralímpica, judô, parataekwondo e tênis de mesa; Estádio Vidal Ramos Júnior, com atletismo; Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso - futsal, e entorno com ciclismo; ginásios do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) - basquete em cadeira de rodas/para deficientes intelectuais; Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) - handebol em cadeira de rodas e goalball; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) - xadrez; Centro Dia do Idoso e Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) - bocha raffa; Clube Caça e Tiro 1º de Julho e Lages Sauna Clube - bocha raffa, e complexo aquático da Universidade Regional de Blumenau (Furb), com natação. A Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU/Estação Cidadania) sedia a Comissão Central Organizadora (CCO) do evento.
Natação na Furb
A primeira modalidade a entrar em atividade nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) consiste na natação, no fim de semana passado, no complexo aquático da Universidade Regional de Blumenau (Furb). No sábado (13 de setembro) aconteceu a avaliação funcional dos atletas e o congresso técnico, e no domingo (14) as provas aquáticas, que reuniram 233 inscritos.
A escolha da Furb como sede da natação foi definida após visita técnica da Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc). Devido às condições climáticas e à estrutura da piscina aberta em Lages, a decisão levou em conta a necessidade de temperatura mínima adequada da água para garantir segurança e bom desempenho dos competidores.
Investimentos
A Prefeitura de Lages está empenhada na execução de adequações necessárias para receber as delegações nos ambientes das competições do Parajasc. Os pontos principais serão o Estádio Vidal Ramos Júnior, Ginásios Municipais de Esporte Ivo Silveira e Jones Minosso e escolas de apoio, alojamento ou sedes de disputa. O Governo do Estado de Santa Catarina repassou R$ 1 milhão para a etapa estadual dos Jogos.
Tocha olímpica e o fogo da esperança - Gratas surpresas em uma abertura em grande estilo
A solenidade de abertura oficial do 18º Parajasc está programada para 17 de setembro, às 19h, no CentroSerra Convention Center. Serão anfitriões a prefeita de Lages, Carmen Zanotto; o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Jeferson Ramos Batista, e o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME) e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Tyrone Machado.
Está reservada uma série de surpresas aos atletas, comissões técnicas, familiares, amigos e público em geral convidados. Entre as quais, o espetáculo da condução da tocha olímpica com o fogo simbólico e acendimento da pira oficial.
Vem ver quem é a Ana Elisa
Ana Elisa da Rosa Agostini, “Lili” e Elisa para a família, tem 18 anos e é lageana. A garota é estudante e atleta e mora no bairro Guarujá, com seus pais Lucimar, que trabalha como líder de produção, e Robledo, que é eletricista, e seu irmão, de 13 anos, João Artur, estudante.
Hoje em dia seus compromissos são concluir o último ano do ensino médio e se dedicar ao esporte, além, obviamente, de reservar um tempo precioso para a pessoa amada em seu namoro.
Libriana, Ana Elisa nutre e exerce a capacidade de enxergar múltiplos pontos de vista e a diplomacia. O signo de Libra abrange pessoas nascidas entre 23 de setembro e 22 de outubro, é o 7º signo do Zodíaco, simbolizado pela balança, e representa a busca constante por equilíbrio, justiça e harmonia.
Regido pelo planeta Vênus e pertencente ao elemento Ar, Libra é um signo social e charmoso, com um senso aguçado de estética e beleza. São características do signo: Elegância, requinte, sofisticação, senso de beleza, apreço pela arte, caráter justo, compreensão, socialização, mediação de conflitos, parceria, devoção, lealdade, criatividade, habilidade para trabalho em equipe.
Recente no universo do esporte - atleta há três anos [desde 2022] - e paratleta de atletismo - Lançamento de dardo, arremesso de peso e lançamento de disco, Elisa não está dispensando nada, e vai arriscar-se na aventura de competir nas três modalidades ao longo dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) de Lages 2025, agora em meados de setembro. “Este ano de 2025 vai ser a primeira vez que participarei do Parajasc. Estou empolgadíssima”, confessa a jovem promissora.
Durante sua trajetória como atleta, Elisa obteve 48 medalhas, das quais, três medalhas nos dois lugares mais altos do pódio em uma disputa internacional, o Gymnasiade ISF - 18 - Jogos Mundiais Escolares, a 18ª edição, em 2024, a maior competição estudantil do planeta, e foi então no Bahrein que Ana ascendeu ainda mais - {Bahrein, Barém ou Barein, oficialmente Reino do Barém, é um pequeno país insular do Golfo Pérsico, no Oriente Médio, com fronteiras marítimas com o Irã a Nordeste, com o Catar a Leste e com a Arábia Saudita a Sudoeste. A sua capital é Manama, a cidade mais populosa e o principal centro comercial do país. Os desertos, com sua esterilidade, cobrem mais de 30 ilhas componentes deste país árabe}.
No 18º Gymnasiade ISF - 18 - Jogos Mundiais Escolares - 2024, no Bahrein, Ana Elisa foi 1° lugar em arremesso de peso e lançamento de dardo e 2° lugar em lançamento de disco. “Eu sempre amei o esporte e sempre estive no meio de algum. Em 2020 estava no handebol, e foi quando meu técnico me recomendou para o Atletismo, iniciado em 2022.” Ana Elisa tem uma mal formação congênita (nascença) na mão esquerda.
É época, a delegação nacional fez campanha histórica no Gymnasiade ISF - 18, ao conquistar 163 pódios: 52 ouros, 61 pratas e 50 bronzes. A maior competição estudantil do planeta instigou a interação de estudantes-atletas de 71 países. Ao longo dos oito dias finais do mês de outubro, o país do Oriente Médio recebeu os principais talentos mundiais de 26 modalidades no desporto escolar.
Um currículo idolatrável
As vitórias brilhantes de Ana Elisa
Meeting Brasília (DF) 2024 - 1° lugar em lançamento de dardo e arremesso de peso
Meeting Brasília (DF) - 1° lugar em lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesso de peso
Meeting Curitiba (PR) 2023 - 1° lugar em lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesso de peso
Meeting Curitiba (PR) 2025 - 1° lugar em lançamento de dardo e lançamento de disco
Meeting Florianópolis 2025 - 1° lugar em lançamento de dardo e 2º lugar em arremesso de peso
Meeting Florianópolis 2024 - 1° lugar em lançamento de dardo e 2° lugar em arremesso de peso
Paralimpíadas Escolares 2023 - 1° lugar em lançamento de dardo e arremesso de peso e 2° lugar em lançamento de dardo
Paralimpíadas Escolares 2024 - 1° lugar em lançamento de dardo, lançamento de disco e arremesso de pso
Brasileiro Sub-18 2023 - 1° lugar em lançamento de dardo e arremesso de peso
Brasileiro Sub-20 2024 - 2° lugar em lançamento de disco e lançamento de dardo
18º Gymnasiade ISF - 18 - Jogos Mundiais Escolares - 2024 - Bahrein - 1° lugar em arremesso de peso e lançamento de dardo e 2° lugar em lançamento de disco
5 “Semana de Treinamento Seleção Jovens”
Como um lindo presente: Tá chegando, tá chegando o Parajasc!
“Estou muito focada e em grande preparo para esta grande competição. Com treinos, estudos e com muito apoio para fazer o que sei fazer de melhor.”
Ritual de competição?
“Fone com músicas, oração e motivação.”
E como é o seu dia a dia, Elisa?
“Estudo pela manhã e treino todas as tardes. Às terças e quintas-feiras, na academia, e no resto do dia treino com os equipamentos e com toda a equipe.”
Os hobbies de uma garota de 18 anos
“Eu amo assistir filmes e passear. Aos finais de semana gosto de sair com minha família para qualquer lugar apenas para passear e sair da rotina.”
Um fã seu?
“Meus pais.”
Prêmio predileto?
“Medalhas internacionais.”
Um livro?
“Bíblia.”
Filme?
“O Milagre da Fé.”
Uma cor? Roupa, e um perfume?
“Cor preta, vestido e Ilía Completa.”
Qual seu time?
“Flamengo.”
Um prato gostoso?
“Strogonoff.”
Bebida?
“Café.”
O que a Elisa aguarda do que o Parajasc pode lhe oferecer?
“Espero ir bem em minhas provas e conseguir trazer ouro para casa.”
Agenda para 2025 e 2026
“Parajasc, Campeonatos Brasileiros Adultos e Jovens, último Escolares 2025, e Meeting.”
Um sonho?
“Conquistar o melhor para mim e para minha família.”
Seu desejo?
“Cada vez mais crescer como pessoa e atleta.”
Seu propósito de vida?
“Continuar ser atleta, ser mãe, profissão, estudos. Entrar para a Seleção Brasileira, começar e concluir a faculdade, conquistar um carro e uma casa e poder conquistar tudo de bom para mim e minha família.”
Um desejo para Lages?
“Que Lages possa receber mais eventos grandes como este.”
Quem é você? Quem é a Ana? Como pode se descrever?
“Ana Elisa é uma pessoa dedicada e confiante no que tem que fazer, filha de pais que me apoiam em qualquer decisão e loucura que eu proponha e alguém que ama o esporte.”
Por que é legal ser um Orgulho Lageano?
“Mostrar talentos escondidos para as outras pessoas, pessoas incríveis e talentosas que não têm o reconhecimento que deveriam ter, e o Orgulho Lageano faz esta divulgação. Eu me inspiro em saber que posso servir de exemplo para outras pessoas. E me supero em não desistir quando algo parece difícil e complicado, e sim correr atrás e dar o meu melhor.”
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!