Força-tarefa da Secretaria de Obras e Infraestrutura conclui revestimento primário em todos os 72 bairros de Lages e inicia segunda rodada
18/09/2025 17:22:37
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 18/09/2025 17:22:37
Força-tarefa da Secretaria de Obras e Infraestrutura conclui revestimento primário em todos os 72 bairros de Lages e inicia segunda rodada
Maquinário passou por ruas não pavimentadas do perímetro urbano, executando patrolamento, cascalhamento, distribuição de pedra brita e compactação de material. Nova revisão já está prevista para que manutenções sejam constantes na cidade
A Prefeitura de Lages finalizou uma das demandas mais solicitadas pela população, especialmente nos bairros onde poucas vias são asfaltadas. Ao concluir o trabalho em todos os 72 bairros dentro da cidade, uma segunda rodada já está sendo planejada para atender a população.
Para solucionar os pedidos de melhorias na área urbana foi preciso organizar uma força-tarefa com equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura. “Adotamos o planejamento por regiões, porque as reclamações aconteciam por todo o perímetro urbano. Com esta metodologia, conseguimos cumprir o cronograma em cerca de nove meses. E já estamos nos organizando para uma nova rodada”, avalia o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
De acordo com levantamento do próprio Município, cerca de 800 quilômetros de ruas em Lages não possuem pavimentação, dos quais a grande maioria (80%) era considerada em estado ruim ou péssimo no início desta gestão. “Com muita agilidade e comprometimento, conseguimos devolver dignidade e segurança aos moradores e moradoras de nossos bairros. Este tipo de serviço deve ser frequente e contínuo. De agora em diante nenhuma comunidade ficará sem manutenção em suas ruas de revestimento primário”, afirma a prefeita Carmen Zanotto.
A demanda que antes era generalizada, passou a ser pontual. Embora o clima tenha interferência direta na condição dos materiais depositados nas ruas não pavimentadas, e o desgaste seja natural com o passar do tempo, com o retorno das atividades, a expectativa é que Lages não volte a ter este tipo de problema na proporção em que se encontrava no início deste ano. “Temos um plano de governo e seguiremos incansavelmente com os investimentos em infraestrutura sustentável, com foco na recuperação viária e participação comunitária. Planejamento urbano integrado e revitalização de áreas degradadas são prioridades”, garante a prefeita Carmen Zanotto.
Agora, ao se deslocar pelos bairros, as comunidades já estão encontrando condições adequadas de tráfego. A força-tarefa do revestimento primário realiza patrolamento, cascalhamento, distribuição de pedra brita e compactação de material em ruas não pavimentadas. E deve continuar atuando na cidade. “Tínhamos uma previsão de que, a partir de setembro fosse possível retornar aos bairros já atendidos. Nosso cronograma foi cumprido rigorosamente dentro dos prazos. Este resultado é muito significativo, pois nos permitirá iniciar uma nova etapa seguinte ainda este ano”, antecipa o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Até junho, a força-tarefa já havia ultrapassado a metade dos bairros registrados em Lages: Guadalajara, Jardim Celina, Jardim das Camélias (São Caetano), Maria Luiza, Passo Fundo, Restinga Seca, Vila Maria, Área Industrial, Caroba, Cidade Alta, Santa Cândida, Santa Mônica, Gralha Azul, Petrópolis (Nova Petrópolis), São Francisco, São Paulo, São Pedro, Araucária, Cruz de Malta, Santa Clara, Bela Vista, Promorar, Habitação, Várzea, Morro Grande, Jardim Panorâmico, Santo Antônio, Santa Catarina (Novo Milênio), São Luiz, Centenário, Vila Nova, Universitário, Triângulo, Copacabana, Santa Helena, Penha, São Miguel, Vila Mariza e São Cristóvão, e a localidade Salto Caveiras.
De junho até agora, nos quase quatro meses seguintes, as equipes alcançaram os demais bairros do perímetro urbano: Caravágio, Centro, Chapada, Conta Dinheiro, Coral, Conte, Ferrovia, Ponte Grande (Jardim Cepar), Popular, Sagrado Coração de Jesus, Santa Maria, São Sebastião, Bates, Boqueirão, Caça e Tiro, Dom Daniel, Frei Rogério, Gethal, Guadalupe, Nossa Senhora Aparecida, Vila Comboni, Vista Alegre, Bom Jesus, Guarujá (Cristal), Tributo, Beatriz, Brusque, CDL, Ipiranga, Morro do Posto, Pisani e Santa Rita.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!