Criação da Associação de Desenvolvimento Rural será pauta de reunião em Santa Terezinha do Salto Caveiras
22/09/2025 14:42:34
Fotos: Iran Rosa de Moraes
Agricultura 22/09/2025 14:42:34
Criação da Associação de Desenvolvimento Rural será pauta de reunião em Santa Terezinha do Salto Caveiras
Esta reunião fechará o ciclo de encontros com as comunidades rurais promovido pela Prefeitura de Lages
Equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages visitará a comunidade de Santa Terezinha do Salto, nesta terça-feira (23 de setembro) às 14 horas, para apresentar a proposta de criação da Associação de Desenvolvimento Rural (ADR).
O projeto das ADRs é uma iniciativa da prefeita Carmen Zanotto como alternativa de fomento ao setor agropecuário de Lages. De um total de 14 comunidades rurais, existentes no município, 12 delas já estiveram reunidas para avaliarem a proposta da ADR. Organizados por meio dessa associação, os produtores rurais terão a oportunidade de formar convênios com a Prefeitura assim que completarem 12 meses de CNPJ ativo.
A ADR também estará apta a firmar convênios com o Governo do Estado (após dois anos de CNPJ ativo) e com o Governo Federal (a partir de três anos de CNPJ). Enquanto não se completar um ano de atividades, a associação continuará tendo apoio da Prefeitura, de forma parcial, na questão do fornecimento de máquinas e implementos agrícolas, uma vez que a lei do Marco Regulatório (em vigor desde 2014) impõe uma série de restrições, como por exemplo, relativas ao uso de maquinário do patrimônio da municipalidade.
Daí a importância de serem criadas as ADRs. “Os produtores rurais terão o apoio da Prefeitura tanto na fase inicial de regularização das ADRs, como por meio de convênios, já a partir do primeiro ano de atividades”, garante o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.
Com a reunião de Santa Terezinha do Salto Caveiras, fecha-se o ciclo de encontros, num total de 13. A 14ª comunidade rural de Lages compreende áreas localizadas em torno da cidade, como as propriedades rurais das regiões de Tributo e do Guará, bem como as áreas e bairros formados por chácaras. Esses produtores rurais continuarão sendo atendidos diretamente pela secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura.
Textos e Fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!