Obras inéditas de Clênio Souza serão expostas pela primeira vez em Lages
25/09/2025 10:09:50
Foto: Divulgação
Cultura 25/09/2025 10:09:50
Obras inéditas de Clênio Souza serão expostas pela primeira vez em Lages
Fundação Cultural confirma mostra histórica do artista plástico lageano, resgatando seu legado com apoio da família e da Prefeitura Municipal
A cidade de Lages vai ganhar, em breve, uma exposição inédita com obras do renomado artista plástico lageano Clênio Souza. A confirmação aconteceu na tarde desta quarta-feira (24 de setembro), durante reunião entre a superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto, e a ex-esposa do artista, Carla Lisboa, atualmente responsável legal pelo espólio deixado por ele.
A iniciativa marca um momento histórico para as artes visuais no município, pois esta será a primeira vez que parte significativa da produção artística de Clênio será reunida e apresentada ao público em formato de exposição. A mostra é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural e a família do artista. “Clênio Souza deixou um legado artístico valiosíssimo, que precisa ser reconhecido e valorizado pela cidade. Esta exposição não é apenas uma homenagem, mas também uma oportunidade de aproximar a população da riqueza cultural produzida aqui”, observa a superintendente Carla Zonatto. E completa: “Este projeto também reflete o compromisso da gestão da prefeita Carmen Zanotto com a preservação da memória cultural lageana e o incentivo às artes plásticas.”
Clênio Souza é considerado um dos grandes nomes das artes visuais da Serra Catarinense. Sua obra, marcada por expressividade e identidade regional, permanece atual e significativa. A exposição irá resgatar diferentes fases da trajetória do artista, e está sendo cuidadosamente planejada para oferecer ao público uma imersão na sensibilidade e na criatividade marcantes em sua produção.
A Fundação Cultural divulgará nos próximos dias mais informações sobre o local, data de abertura e programação paralela da mostra. A expectativa é de que o evento se torne um marco na valorização dos artistas locais e no fortalecimento do cenário cultural de Lages.
Texto: Rafael Araldi
Foto: Divulgação
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!