Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação “Acredito no meu potencial, que posso ir mais longe. Quero ser reconhecida como atleta fora do Brasil.” - Geórgia Casagrande de Liz
Sem limites, simpática, esperta, alto astral, pra frente. Encantadora. Ela é uma adolescente com a cabeça transbordada de sonhos em seus pensamentos. Esta imaginação escapa da mente e invade a realidade, tornando reais suas expectativas. Geórgia Casagrande de Liz, carinhosamente Ge ou Gi entre familiares e amigos, é atleta, tem 13 anos e nasceu em Lages. Hoje em dia mora no bairro Brusque, pertinho do centro da cidade e frequenta o Colégio Liberi. Seus dias são divididos entre estudos, treinos e brincadeiras. Atleta recente, de lançamento de disco e arremesso de peso, desde o mês de fevereiro de 2024, ela é filha da artesã Cristiane, e de Dercilio, proprietário de um escritório de topografia e de um viveiro de árvores pinus, e de Cristiane, artesã. Geórgia tem uma irmã, Valentine Casagrande de Liz, 22 anos, estudante de Direito, e atualmente trabalha com o pai.
Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), realizados em Lages pela primeira vez na história, de 16 a 21 de setembro de 2025, evento organizado e promovido pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), do Governo do Estado, apontou sua 18ª edição, deixou saudades, e é um desejo a ser vislumbrado por Geórgia, pois ela ainda não tem idade suficiente para participar.
Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) de Lages 2025, edição inédita na história dos 258 anos do município, e a de número 18 na trajetória deste evento, o maior do paradesporto de Santa Catarina e um dos maiores de inclusão esportiva e social da região Sul do Brasil. De 16 a 21 de setembro, cinco dias de pura vibração e espetáculos prestigiados de graça pelo público!
No quadro geral de classificação, Joinville sagrou-se campeã dos Parajasc, seguida por Itajaí em 2º lugar e Blumenau em 3º. Lages encerrou sua participação na 10ª colocação entre os 74 municípios. Os paratletas de Lages conquistaram mais de 60 medalhas de ouro, prata e bronze [63], das quais, 27 de ouro, 18 de prata e 18 de bronze. Em 2026, os 19ºs Parajasc serão em Chapecó, Extremo Oeste de Santa Catarina. “Eu assisti de perto várias disputas do Parajasc e me emocionei. Incrível aplaudir, se alegrar e se espelhar com tantos desempenhos excelentes dos atletas de Lages, muitos, meus amigos, e ver que daqui a pouco serei eu a me alegrar com a minha participação e minhas próprias vitórias. Em breve serei eu nos pódios, serei eu dando muito orgulho a minha família e a minha cidade Lages”, revela Geórgia, que deverá estar no Parajasc 2027, pois vai completar 14 anos em janeiro de 2026.
Por enquanto, Geórgia vibra com a vitória dupla nos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc), em julho deste ano de 2025. Ela foi ouro no lançamento de disco (10,29m) e ouro no arremesso de peso (3,96m). Classe F40 - Atletas com baixa estatura (20% ou mais abaixo do que a média normal).
Ao todo, os atletas de Lages retornaram para casa com 11 ouros nas 11 provas disputadas nos Parajesc de Blumenau:
Geórgia Casagrande de Liz (classe F40): Ouro no lançamento de disco (10,29m) e ouro no arremesso de peso (3,96m);
Laura Faraon da Cruz (classe T/F37): Ouro no lançamento de disco (16,72m), ouro no arremesso de peso (6,37m) e ouro nos 60m rasos;
Lucas Lopes Pellin (classe F34): Ouro no arremesso de peso (4,25m), ouro no lançamento de disco (15,49m) e ouro no lançamento de dardo (7,65m), e
Artur Manassés Pavan (classe F57): Ouro no lançamento de disco (5,65m), ouro no arremesso de peso (2,84m) e ouro no lançamento de dardo (4,03m).
Geórgia, Lucas e Artur fazem parte do Programa Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes (FME), que oferece suporte financeiro para o treinamento e participação dos paratletas em competições.
Ídolo do próprio pai, inspirada nele e na sua mãe, apreciadora do livro “Diário de um Banana” e do filme “Vizinhos”, fã da banda Charlie Brown Jr. e da música interpretada por Chorão, “Dias de Luta, Dias de Glória”, e um mundo inteiro para conquistar. “Para os Parajasc, no futuro, quero ganhar muitas medalhas, e ser um orgulho de Lages. Para tal vou me aperfeiçoar a cada dia. Com o esporte, desejo ter vitórias, medalhas, adquirir conhecimento e experiências.”
Em certa ocasião estavam juntos Geórgia, seu pai e seu treinador, Luis Augusto dos Anjos, quando foi convidada para fazer parte da Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp). “Previamente a competições, nos preparamos com treinos, e psicologicamente.”
A garota é do signo de Aquário, ou seja, as pessoas nascidas entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro são conhecidas por sua natureza inovadora, independência e amor pela liberdade. Os aquarianos são frequentemente vistos como visionários e humanitários.
Geórgia gosta muito das cores vermelha e preta, de usar vestido e de sair perfumada com body splash. Adora o prato nhoque ao molho branco e suco natural de laranja. Seu prêmio predileto são suas medalhas conquistadas até hoje. No DNA de Geórgia, um familiar esportista, o primo Iran de Liz, jogador de vôlei que mora em Barra Velha, litoral de Santa Catarina.
Seu ritual de competição?
“Comer saudável uns dias antes da competição. Com muitos treinos intensivos.”
Sua agenda para este ano e 2026?
“Em algumas competições não posso estar presente por conta da minha idade.”
Como é a sua rotina, Geórgia?
“Bom, eu vou para a escola de manhã, à tarde faço minhas tarefas, vou para os treinos. Têm dias em que à tarde eu fico livre, aí aproveito para descansar.”
Nas horas de folga?
“Gosto muito de ficar sozinha às vezes, gosto de pintar, escutar música.”
Qual seu sonho?
“Ser reconhecida como atleta fora do Brasil.”
Uma meta?
“Passar para o Mundial.”
Uma crença sua?
“Acredito no meu potencial, que posso ir mais longe.”
Um desejo para Lages?
“Que a nossa cidade desenvolva para nós atletas.”
Quem é você? Quem é a Geórgia?
“Sou uma pessoa que, apesar de pouca idade, me acho responsável, vaidosa, carismática.”
Orgulho Lageano?
“Sim, pois ficamos satisfeitos em poder trazer medalhas para nossa cidade.”
Mais dos Parajesc
O Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), realizou os Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc) - edição 2025 - entre 4 e 6 de julho, com cinco modalidades - atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton. As provas de atletismo aconteceram em Timbó; as demais, em Blumenau.
Com engajamento de 48 cidades catarinenses, um total de 440 paratletas e 220 técnicos, staffs e acompanhantes, totalizando 640 pessoas envolvidas nos Parajesc. Há classificação para as Paralimpíadas Escolares Nacionais.
O evento acontece de forma simultânea à etapa estadual dos 41ºs Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) na categoria 12 a 14 anos, também agendados para o município de Blumenau entre 4 e 14 de julho. São 3.311 atletas estudantes de 680 escolas situadas em 174 municípios, nas disputas individuais de taekwondo, judô, tênis de mesa, xadrez, atletismo, ciclismo, vôlei de praia, natação e ginástica artística, e nas quatro modalidades coletivas de handebol, basquete, futsal e vôlei - todas nos naipes masculino e feminino, e programação de ginástica rítmica e karatê. As competições individuais encerraram no começo de julho, as coletivas iniciaram no dia 10 de julho. Jesc/Parajesc - 4 a 14 de julho.
Simplesmente para nunca mais esquecer
Recordações infinitas. Em um episódio inédito em toda a história dos seus 258 anos, o município de Lages sediou (pela primeira vez, portanto) os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). A cidade mais populosa da Serra Catarinense e um dos mais potentes em economia do Estado, recebe este que é o maior evento paradesportivo de Santa Catarina e um dos maiores eventos esportivos de inclusão da região Sul do Brasil. Esta é a 18ª edição, em 2025, de 16 a 21 de setembro de 2025, pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte)/Governo do Estado, com apoio direto da Prefeitura de Lages.
Uma abertura épica e triunfal no dia 17 de setembro [marque bem esta data] com uma cerimônia repleta de surpresas, homenagens e sensibilidade em reverência aos atletas, ao esporte e aos catarinenses. No CentroSerra Convention Center, os anfitriões - prefeita de Lages, Carmen Zanotto; o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Jeferson Ramos Batista, e o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME) e presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Tyrone Machado.
Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são destinados a atletas com idade a partir dos 15 anos com deficiências física, auditiva, intelectual ou visual. Tem como propósito promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e resplandecer talentos para o esporte adaptado.
Em circunstância do Parajasc, Santa Catarina se tornou potência no paradesporto, revelando representantes que foram às paralimpíadas e conquistaram vários resultados nos anos mais recentes. Possuem um contexto histórico no Estado e desde 2005 têm o poder de ser um evento referência no Brasil.
Dois meses depois, entre 18 e 29 de novembro de 2025, será realizada, em Chapecó, região Oeste, a 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Parajasc e Jasc são desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das prefeituras das cidades-sede.
Mais de 2.400 atletas de 74 cidades de Santa Catarina em 14 modalidades esportivas
A Princesa da Serra, Lages, estreante como cidade sede deste evento, bem recebe milhares de atletas em múltiplas disputas em diversificadas modalidades.
As modalidades do Parajasc aconteceram em Lages [com exceção de natação, disputada em Blumenau no fim de semana antecedente ao dos Jogos] com a participação de 2.479 atletas do paradesporto {dos quais, mais de 800 de atletismo}, de 74 municípios catarinenses em uma celebração de inclusão, acessibilidade e paixão pelo esporte. A etapa inicial aconteceu no dia 16, com a classificação funcional e recepção das delegações. Ao todo, 13 modalidades movimentam 11 locais de competição no município [14, estimada a natação, em Blumenau] - Atletismo, basquete, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal, goalball, handebol em cadeira de rodas, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo. E 17 escolas selecionadas como alojamentos a atletas e comissões técnicas, dirigentes esportivos e árbitros. Na totalidade, o Parajasc de Lages movimentou mais de quatro mil pessoas, entre atletas, dirigentes, comissões técnicas e trabalhadores afins.
Recordes de inscritos e municípios
A primeira edição do Parajasc em Lages é histórica, afinal, são 2.479 inscritos, representantes de 74 municípios - dois números recordes nos Jogos. Lages tem sua maior delegação: 145 atletas. Joinville tem 276 competidores e Chapecó e Blumenau com 236.
11 lugares devidamente estruturados
Foram 14 modalidades divididas em 11 locais de provas: CentroSerra Convention Center - palco da abertura e da bocha paralímpica, judô, parataekwondo e tênis de mesa; Estádio Vidal Ramos Júnior, com atletismo; Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso - futsal, e entorno com ciclismo; ginásios do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) - basquete em cadeira de rodas/para deficientes intelectuais; Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) - handebol em cadeira de rodas e goalball; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) - xadrez; Centro Dia do Idoso e Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt) - bocha raffa; Clube Caça e Tiro 1º de Julho e Lages Sauna Clube - bocha raffa, e complexo aquático da Universidade Regional de Blumenau (Furb), com natação. A Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU/Estação Cidadania) sedia a Comissão Central Organizadora (CCO) do evento.
Em Blumenau, natação na Furb
A primeira modalidade a entrar em atividade nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) consiste na natação, disputada no fim de semana anterior ao dos Jogos, no complexo aquático da Universidade Regional de Blumenau (Furb). No sábado (13 de setembro) aconteceu a avaliação funcional dos atletas e o congresso técnico, e no domingo (14) as provas aquáticas, que reuniram 233 inscritos.
A escolha da Furb como sede da natação foi definida depois da visita técnica da Federação Aquática de Santa Catarina (Fasc). Devido às condições climáticas e à estrutura da piscina aberta em Lages, a decisão observou a necessidade de temperatura mínima adequada da água para garantir segurança e bom desempenho dos competidores.
Para ficar na história: Parajasc em Lages e seus investimentos
A Prefeitura de Lages esteve completamente empenhada na execução de adequações necessárias para receber as delegações nos ambientes das competições do Parajasc. Os pontos principais serão o Estádio Vidal Ramos Júnior, Ginásios Municipais de Esporte Ivo Silveira e Jones Minosso e escolas de apoio, alojamento ou sede de disputa.
O Município trabalhou intensamente, em paralelo, na infraestrutura da cidade, com recuperação de pavimentações, asfaltamentos e manutenções de condições de mobilidade urbana, organização e embelezamento. Inaugurações e reestruturações de espaços esportivos e em complexos na lista de feitos do Parajasc 2025.
O Governo do Estado de Santa Catarina repassou R$ 1 milhão para a etapa estadual dos Jogos e mais R$ 2 milhões vinculados a reformas estruturais de espaços às disputas em Lages.
Guarde bem estes feitos!
O Parajasc Lages 2025 encerrou em 21 de setembro, Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, data em que a Prefeitura de Lages oficializou seu Protocolo de Intenções para criação da Política Municipal de Paradesporto. E, um dia após o término do Parajasc Lages 2025, 22 de setembro foi celebrado o Dia Municipal do Atleta Paradesportista e do Atleta Paralímpico, instituído pela Lei Municipal nº: 4.525, de 8 de outubro de 2021.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!