Fotos: Divulgação/ Arte: João Francisco Custódio Maciel Atividades culturais, serviços de saúde, roda de chimarrão e bailinho da melhor idade fazem parte programação dedicada à valorização e ao bem-estar da população 60+, em um espaço de afeto, cidadania e alegria para celebrar a vida
Em alusão ao Dia Internacional das Pessoas Idosas e Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, a Secretaria de Políticas para Mulher e para a Pessoa Idosa de Lages está programando uma tarde especial, cheia de atividades voltada a esse público na próxima sexta-feira (3 de outubro), no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini.
Das 13h às 17h haverá uma tarde inteiramente dedicada às pessoas idosas, com uma programação diversificada que incluirá conscientização sobre os direitos da pessoa idosa, sob o comando da assistente social Kátia Scos Ferreira, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Dom João Oneres Marchiori.
Além disso, está programada uma roda de chimarrão e momentos de convivência; apresentações culturais; bingo com brindes; alongamento com a educadora física, Rosana Tavares; bailinho da Melhor Idade; entrega de mudas em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca; e serviços de saúde preventiva, como aferição de pressão arterial e vacinação, em parceria com a Secretaria de Saúde.
Sob a temática “Dia de Viver e Brilhar 60+”, a Diretora de Articulações de Políticas para o Idoso na Secretaria de Políticas para Mulher e para a Pessoa Idosa, Kelly Adriane Scheuermann, explica que é papel do poder público, por intermédio desta secretaria disponibilizar esse tipo de ação que valoriza a qualidade de vida da pessoa idosa. “Nosso olhar com é de cuidado integral, para promover a autonomia, cidadania e a integração social da pessoa idosa. Essa promoção de ações descentralizadas fortalece vínculos comunitários e garantem acesso aos direitos previstos no Estatuto do Idoso, sempre com foco em um envelhecimento ativo, saudável e digno”, avalia.
A ideia é oferecer subsídios para manter esse público ativo na execução de atividades e tarefas básicas do dia a dia. “Manter-se em movimento significa preservar a saúde física e mental, fortalecer vínculos sociais e combater o isolamento, além de contribuir para a autoestima e para a autonomia da pessoa idosa. O movimento é vida e é por isso que incentivamos a participação em atividades culturais, sociais, esportivas e de lazer”, explica Kelly.
Pensado para acolher e valorizar as pessoas idosas do município, o evento é gratuito, aberto a quem tiver interesse em participar e, focando na descentralização dos serviços e na inclusão, haverá a participação de grupos de idosos de diferentes bairros da cidade permitindo, assim, que mais pessoas tenham acesso a essa programação especial.
Iniciativas que fazem a diferença
Secretaria de Políticas para Mulher e para a Pessoa Idosa de Lages é pioneira em Santa Catarina na implementação de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres como a própria secretaria, o Estatuto da Mulher Lageana e a Casa de Apoio Rosalina Maria Rodrigues, que acolhe vítimas de violência.
Expandindo as ações para a defesa da pessoa idosa, a secretaria desenvolve iniciativas que buscam ampliar oportunidades e garantir direitos, focando nas necessidades reais da população idosa. “Nosso trabalho está voltado a promover qualidade de vida, estimular a autonomia, incentivar a participação social e fortalecer a cidadania desse público. Para isso, realizamos ações descentralizadas, aproximando serviços e atividades dos bairros, levando informações sobre direitos e promovendo encontros de convivência, oficinas, ações de saúde preventiva e ações culturais. Cada iniciativa tem como meta contribuir para que os idosos de Lages vivam com bem-estar, respeito, dignidade e inclusão”, detalha Kelly.
Além de contemplar todas as premissas da Secretaria de Políticas para Mulher e para a Pessoa Idosa, a ação prevista para a próxima sexta-feira será uma celebração da vida e uma oportunidade de reconhecer a importância do papel da pessoa idosa na construção social. “Queremos que todos se sintam acolhidos, respeitados e valorizados. O convite está aberto para que cada idoso participe, celebre e viva uma tarde de alegria, saúde e convivência”, finaliza Kelly.
Importância da data
O Dia Internacional das Pessoas Idosas foi instituído em 1990 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que designou 1º de outubro como a data oficial para celebrar e valorizar essa parcela da população. No Brasil, o Dia Nacional da Pessoa Idosa é comemorado nessa mesma data, celebrada pela promulgação da Lei 10.741/2003 (Estatuto da Pessoa Idosa), uma legislação específica voltada às pessoas com 60 anos ou mais.
De acordo com informações do Supremo Tribunal Federal (STF), a norma assegura, entre outros direitos, o atendimento prioritário e individualizado em serviços públicos ou privados, na formulação e execução de políticas sociais, no recebimento da restituição do imposto de renda e na tramitação de processos na Justiça.
Texto: Silviane Brum, com informações do site do STF
Fotos: Divulgação
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!