Prefeitura realiza reparos em calçamentos por toda a cidade
30/09/2025 17:12:19
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 30/09/2025 17:12:19
Prefeitura realiza reparos em calçamentos por toda a cidade
Manutenção em ruas pavimentadas com lajotas, pavers ou paralelepípedos é executada por equipes da própria Secretaria de Obras e Infraestrutura. Trabalho especializado atende demandas registradas na Central de Atendimento
A Prefeitura de Lages está ampliando os atendimentos em ruas pavimentadas, porém, que não possuem asfalto. São vias de calçamento revestidas com diversos materiais, entre os quais, lajotas, pavers ou paralelepípedos.
O serviço está entre as demandas diárias da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que incluem, simultaneamente, pedidos de revestimento primário em ruas não pavimentadas (patrolamento, cascalhamento, distribuição de pedra brita e compactação de material); de drenagem e desobstrução; de operação tapa-buracos, e de recuperação asfáltica.
Apesar de equipes distintas para cada tipo de projeto, todas as situações são atendidas por profissionais próprios dos quadros municipais. Os endereços são mapeados tanto através da Central de Atendimento, que recebe os chamados da população, quanto em vistorias do corpo técnico no perímetro urbano.
Embora não seja um serviço tão emergencial como o patrolamento de uma via não pavimentada, ou o conserto de uma rede de drenagem, por exemplo, que podem ocasionar alagamentos, os reparos em calçamento também estão sendo intensificados por toda a cidade. “A infraestrutura urbana é uma de nossas prioridades. Além do deslocamento seguro pelos nossos bairros, a manutenção garante que a cidade esteja bem cuidada, contribui para a qualidade de vida da comunidade e ainda evita problemas maiores, quando o Poder Público faz sua parte com este acompanhamento constante”, enfatiza a prefeita Carmen Zanotto.
Nos últimos dias as equipes estiveram nas ruas Aristiliano Ribeiro (bairro Santa Rita), São Joaquim (Copacabana), São Luiz Gonzaga (Santa Catarina), Oswaldo Cruz (Centro) e José Veríssimo (São Cristóvão), percorrendo diversas regiões da cidade. “É um material presente em diversos bairros. Já estamos preparando um edital de licitação para contratação de empresa especializada. Este reforço será importante para atender a comunidade com maior rapidez”, avalia o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Os reparos podem variar de tamanho, dependendo da extensão do problema nas camadas externa e interna. A primeira etapa é a limpeza da área afetada, quando os profissionais removem todo o material solto ou danificado, com ferramentas de uso manual, um por um, até que a base esteja preparada. Sem poeira ou resíduos, a superfície passa a ser umedecida, para só então a aplicação da fase seguinte: O preparo e a distribuição de argamassa específica para fixar o material. Com o local devidamente preenchido, os paralelepípedos voltam ao lugar, agora restaurado, sem qualquer buraco ou fissura.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!