Prefeitura de Lages promove ação de conscientização para o Dia Mundial de Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos na Praça João Ribeiro
01/10/2025 14:12:21
Fotos: Nilton Wolff
Assistência Social 01/10/2025 14:12:21
Prefeitura de Lages promove ação de conscientização para o Dia Mundial de Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos na Praça João Ribeiro
Evento visa sensibilizar a população sobre o uso consciente dos alimentos e o combate ao desperdício, incentivando a alimentação sustentável
Atividade especial em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos foi realizada pela Prefeitura de Lages/Secretaria da Assistência Social na manhã desta quarta-feira (1º de outubro). Dicas, receitas, quiz de perguntas e respostas, ideias de evitar o desperdício, produzindo pratos e bebidas com alimentos que a princípio seriam descartados. O Município, por intermédio da Secretaria da Assistência Social e Banco de Alimentos, em parceria com o Sesc Mesa Brasil (Serviço Social do Comércio), compareceu à Feira da Agricultura Familiar, na Praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana Nossa Senhora dos Prazeres, no centro da cidade, em realização do evento.
29 de setembro é o Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos.
A ação em Lages contou com receitas e degustação de pratos elaborados a partir do reaproveitamento integral de alimentos; amostras de receitas criativas e sustentáveis, e rodas de conversa sobre os caminhos dos alimentos, do campo ao prato.
Segurança alimentar e sustentabilidade. “Promover uma alimentação saudável e evitar o desperdício são responsabilidades de todos nós. A Prefeitura de Lages, junto às instituições parceiras, vem fortalecendo ações que estimulam a conscientização e incentivam o aproveitamento integral dos alimentos, cuidando da saúde da população e também do nosso planeta”, salienta a prefeita de Lages, Carmen Zanotto.
Trabalho de conscientização contínuo. “Esta ação é muito importante porque mostra, de forma prática, como podemos transformar alimentos, que muitas vezes seriam descartados, em receitas nutritivas e saborosas. Além de orientar as famílias sobre o consumo consciente, pontuamos a solidariedade, já que o Banco de Alimentos tem como missão combater a fome e apoiar instituições sociais em nossa cidade e região”, argumenta a secretária municipal da Assistência Social, Inês das Graças Salmória.
O que é o Sesc Mesa Brasil?
Maior rede de bancos de alimentos da América Latina, criada em 1994 pelo Sesc, de combate à fome e ao desperdício de alimentos ao conectar empresas doadoras a instituições sociais de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Assim como a distribuição, o Programa Sesc Mesa Brasil promove ações educativas sobre nutrição, segurança alimentar e gestão de alimentos, fortalecendo a comunidade contemplada. “Uma data importante. Comemorar o Dia Mundial de Conscientização contra Perdas e Desperdícios de Alimentos, um dos objetivos do nosso Programa, o Sesc Mesa Brasil. Trouxemos receitas com aproveitamento integral dos alimentos e algumas atividades para discutir com a população sobre a importância de evitar o desperdício, pensando tanto na questão financeira, quanto na saúde do planeta Terra. Entre as receitas apresentadas, temos o bolo de chocolate com abobrinha e um refrigerante caseiro feito com casca de laranja, limão e cenoura. Aqui em Lages, o Mesa Brasil atua como banco de alimentos, arrecadando itens que seriam descartados por mercados, agricultores e comércios, e destinando-os a instituições sociais cadastradas. Atualmente, são cerca de 30 entidades beneficiadas em toda a região da Serra”, comenta a nutricionista do Sesc Mesa Brasil, Priscila Timmermans.
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Nilton Wolff
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!