Prefeitura de Lages intensifica limpeza em redes de drenagem e alerta a população
03/10/2025 17:03:07
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura / Divulgação
Obras e Infraestrutura 03/10/2025 17:03:07
Prefeitura de Lages intensifica limpeza em redes de drenagem e alerta a população
Secretaria de Obras e Infraestrutura atende demandas de desobstrução em toda cidade. Entupimento de tubulações e caixas coletoras e, por consequência, alagamentos estão diretamente ligados ao descarte irregular de lixo e resíduos sólidos
A Prefeitura de Lages continua intensificando os serviços de revisão e manutenção nas redes de drenagem pluvial do perímetro urbano. Um dos resultados dessa operação tem sido o acúmulo de lixo e resíduos que poderiam ser encaminhados à reciclagem. Os materiais são encontrados dentro das tubulações, assim como em caixas coletoras, os populares bueiros.
A desobstrução é uma das atividades executadas diariamente pelas equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura. Os casos chegam tanto pela Central de Atendimento, identificados pela própria população, quanto pelas vistorias realizadas. “Tubulações e galerias possuem uma capacidade, mas nossas atitudes podem prejudicar diretamente as redes e agravar situações em dias de chuva, por exemplo. O descarte irregular entope as redes pluviais e impede o fluxo necessário para a drenagem e escoamento d’água. Não temos dúvidas de que a manutenção pelo Poder Público sem a conscientização da comunidade é ineficaz a longo prazo, pois os problemas voltam a se repetir”, alerta o secretário Cleber Machado Arruda.
Um dos casos mais recentes ocorreu na rua Dr. Nilo Sbruzzi, no bairro Bela Vista. Ao chegar no local, situado em um endereço bastante conhecido dos moradores da região, ao lado da quadra de esportes do bairro, os profissionais se depararam com grande quantidade de resíduos dentro da caixa coletora: incontáveis garrafas plásticas, embalagens e itens similares que, com a correta destinação, poderiam ser reaproveitados.
Resultado disso são prejuízos diversos à população, desde risco de alagamentos ou até mesmo contaminação, além de danos ambientais, comprometimento e deterioração do pavimento da via, e mobilização de recursos públicos, que deixam de ser empregados em outras áreas. Já legalmente falando, o despejo irregular é considerado crime ambiental, justamente por causar danos à natureza e à saúde pública.
A infraestrutura urbana sustentável é uma das prioridades nesta gestão. Desde o início do ano a Prefeitura reforçou os serviços nesta área. “Cuidar da cidade é tarefa de todos nós. Para termos qualidade de vida em nossos bairros, é preciso zelar pelas condições das vias por completo. Não somente o revestimento em ruas não pavimentadas, a operação tapa-buraco e o asfaltamento são importantes, mas também a ligação correta nos estabelecimentos e residências e a destinação dos resíduos”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura / Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!