Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 08/10/2025 17:33:04
Bairro Santa Mônica terá nova rede de drenagem
Equipes próprias da Prefeitura realizam o serviço, com previsão de término nos próximos dias. Expansão em andamento inclui novas tubulações até então inexistentes e deve ampliar capacidade de escoamento pluvial no bairro
A Secretaria de Obras e Infraestrutura está construindo uma nova rede de drenagem no bairro Santa Mônica. As obras acontecem na rua Esporte Clube Metropol e visam solucionar problemas antigos de escoamento de água da chuva, além de ampliar as condições de infraestrutura no bairro.
O trabalho é executado por equipes próprias municipais e a nova rede prevê escavações e instalação da tubulação do zero, visto que a via não possuía nenhum dispositivo de drenagem. “Iniciamos o projeto no final de setembro e devemos concluí-lo nos próximos dias. Para atender a população atual nas dimensões necessárias, instalamos aproximadamente 100 metros de extensão. Já executamos outros serviços de drenagem e revestimento primário nesta rua, que não é pavimentada, mas identificamos que a rede de drenagem também era necessária”, detalha o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
A região necessitava deste ajuste e aguardava as obras há bastante tempo. Com o aumento da ocupação urbana ao longo dos anos e áreas residenciais próximas, o objetivo principal é regularizar a passagem da água e o escoamento de drenagem pluvial e esgoto não somente pela rua Esporte Clube Metropol, mas no bairro de forma geral, visto que as melhorias vão alcançar outras quadras.
A nova rede de drenagem no Santa Mônica é um dos compromissos da gestão da prefeita Carmen Zanotto com a infraestrutura urbana sustentável nos bairros. Obras semelhantes já aconteceram neste ano nas ruas Belém, Marechal Deodoro e Osvaldo Muniz (onde também houve contenção de encostas), na rua Augustinho de Oliveira Córdova e na rua Luiz Gonzaga Proença. Beneficiando os bairros Santa Helena, Araucária e Universitário.
O monitoramento da Secretaria de Obras e Infraestrutura é constante e outras intervenções podem ocorrer nos demais bairros do perímetro urbano. “Expandir nossas redes, tanto onde as tubulações são inexistentes, quanto onde podemos ampliar a capacidade atual é essencial para garantir o escoamento pluvial nos bairros. Isso também reflete em segurança para moradores e moradoras; menor risco de alagamentos; maior durabilidade das nossas ruas, sejam revestidas ou não; e qualidade de vida nas comunidades”, enfatiza a prefeita Carmen Zanotto.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!