Defesa Civil de Lages participa de Seminário Regional em Vacaria e destaca avanços tecnológicos e troca de experiências
09/10/2025 15:03:20
Fotos: Divulgação
Defesa Civil 09/10/2025 15:03:20
Defesa Civil de Lages participa de Seminário Regional em Vacaria e destaca avanços tecnológicos e troca de experiências
Evento proporcionou aprendizado sobre novas formas de atuação e integração entre municípios do Sul do país para proteção e Defesa Civil dos municípios
A equipe da Defesa Civil de Lages participou, nesta quarta-feira (8 de outubro), do Seminário Regional de Proteção e Defesa Civil, realizado em Vacaria (RS). O encontro reuniu representantes de diversas cidades do Sul do país e teve como foco o debate sobre sistemas de alerta e monitoramento, planos de contingência e a legislação Fundo a Fundo.
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Lages, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), a experiência foi muito positiva e possibilitou conhecer a estrutura e a forma de atuação da Defesa Civil gaúcha. Além das palestras e painéis, o evento foi um espaço de troca de informações e vivências entre as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs). “Conversamos sobre as dificuldades que enfrentamos e como cada município age diante de um evento adverso. Também tratamos de questões administrativas, operacionais e de dotação orçamentária”, explica o secretário.
Um dos pontos de maior destaque foi o avanço tecnológico aplicado à comunicação e à resposta em situações de emergência, uma vez que a informação precisa chegar o quanto antes às localidades afetadas e a comunicabilidade é o principal componente para garantir melhor organização e resposta mais eficaz à comunidade.
Os temas abordados no Seminário, como o levantamento de áreas de risco e os planos de contingência, são de extrema importância para a atuação preventiva. “São modelos que contribuem para diversas formas com a prevenção, mitigação e resposta que o município pode oferecer. Mesmo existindo diferentes metodologias, é sempre construtivo compartilhar experiências”, completa o Sargento Ribeiro.
O secretário também ressaltou a relevância da integração entre estados e municípios, pois nem sempre é possível contornar uma situação sem o suporte de outras entidades. “O trabalho conjunto e o acesso a recursos por meio de fundos específicos são essenciais para obras e ações de prevenção”, pontua.
Para Lages, a participação no Seminário representa mais um passo na qualificação da equipe e no aprimoramento das estratégias locais. “Eventos como esse são sempre enriquecedores. Estamos em constante busca por novos conhecimentos e experiências que agreguem à nossa Defesa Civil”, conclui o Sargento Ribeiro.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!