Prefeitura já executou 1.000 atendimentos de drenagem pluvial em toda a cidade
09/10/2025 17:17:05
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 09/10/2025 17:17:05
Prefeitura já executou 1.000 atendimentos de drenagem pluvial em toda a cidade
Serviços foram intensificados nesta gestão. Foco é atender tanto demandas represadas, como pedidos registrados na Secretaria de Obras e Infraestrutura pela da população. Manutenções permanentes visam reduzir tempo de espera e priorizar infraestrutura urbana sustentável
As equipes próprias do Município seguem executando reparos de drenagem em toda a cidade. Os profissionais vêm se deslocando pelos bairros, atendendo aos mais diversos chamados da comunidade. Recentemente, o balanço chegou à marca de 1.000 atendimentos.
Esta é uma das frentes de trabalho da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, que prioriza a expansão da infraestrutura urbana sustentável nos bairros, um dos itens do Plano de Governo desta gestão. “Nossa manutenção será permanente. Desde solucionar problemas de drenagem, até substituir materiais por itens novos, ampliar extensões de rede e agir de forma preventiva”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
Entre as intervenções atendidas estão: desobstrução, conserto ou construção de bueiros; ligação na rede; colocação ou substituição de tubos; troca ou reenquadramento de tampas de caixas coletoras; instalação de grelhas; limpeza de valetas; entre outros. Só nestes primeiros nove meses de 2025, a Secretaria de Obras e Infraestrutura já finalizou 1.000 serviços, tanto em estruturas atuais, quanto na implementação de novas. A limpeza, revisão e instalação de tubulações e galerias de forma geral, assim como o atendimento de vazamentos e emergências semelhantes também são constantes.
O objetivo é garantir que a passagem da água esteja livre para o seu devido curso natural e que o escoamento das chuvas em ruas do Município ocorra de maneira regular. “Intensificamos o trabalho em todo o perímetro urbano. Em paralelo às redes de drenagem, as equipes de revestimento primário também garantem o patrolamento, cascalhamento e compactação de material nas vias. Uma força-tarefa conjunta, que já percorreu todos os 72 bairros de Lages, está executando uma segunda rodada, além dos atendimentos considerados emergenciais diariamente em toda a cidade”, detalha o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
O cronograma de serviços deve ser permanente, mesmo após a redução das demandas. A expectativa é não só atender as demandas represadas, como reduzir o tempo de espera para as solicitações futuras e priorizar a infraestrutura urbana sustentável e preventiva em todas as regiões.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!