Estudantes do Sistema Municipal de Educação participaram da largada da etapa Lages da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina
10/10/2025 15:22:35
Fotos: Fábio Pavan
Educação 10/10/2025 15:22:35
Estudantes do Sistema Municipal de Educação participaram da largada da etapa Lages da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina
Posicionados em frente à Catedral Diocesana, nos dois lados da rua, os estudantes das Emebs Izidoro Marin, Nossa Senhora da Penha e Professor Osni de Medeiros Régis, esperavam a passagem dos atletas portando bandeirinhas dos oito países que faziam parte da disputa
Lages assistiu, na tarde de quinta-feira (9 de outubro), a largada da segunda etapa da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina. Com a participação de mais de 130 competidores de oito países, o evento é um dos maiores do esporte no país. Um grupo de 120 estudantes, de três escolas do Sistema Municipal de Educação, participaram da largada da competição.
Posicionados em frente à Catedral Diocesana, nos dois lados da rua, os estudantes das Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Professor Osni de Medeiros Régis, Izidoro Marin e Nossa Senhora da Penha esperavam a passagem dos atletas portando bandeirinhas dos oito países (Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, França, Holanda, Paraguai e Uruguai) que faziam parte da disputa. A cada atleta e equipe de apoio que passava, as bandeirinhas tremulavam e garantiam a alegria geral de todos que prestigiaram a largada.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, valoriza o trabalho e a participação dos estudantes no evento. “A participação dos nossos estudantes na largada da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina é motivo de grande orgulho para todo o Sistema Municipal de Educação. O processo de confecção das bandeirinhas e o momento da interação dos estudantes com os competidores configuram uma demonstração do quanto a escola pode e deve dialogar com as manifestações esportivas e culturais da cidade”, comenta.
Um mutirão realizado por estudantes, professores e direção da Emeb Professor Osni de Medeiros garantiu que as bandeirinhas ganhassem vida a tempo para o evento. Sob orientação dos professores, os estudantes das turmas dos anos finais do Ensino Fundamental foram os responsáveis pela pintura das bandeirinhas dos países. Já as crianças dos anos iniciais realizaram a pintura que fez referência à campanha Outubro Rosa.
A professora formadora do componente curricular de Artes da Secretaria da Educação, Romaritssa Fabia Rodrigues, ressalta o trabalho coletivo realizado na Unidade de Ensino. “Todos trabalhamos juntos para fazer esse material, mas as crianças foram as protagonistas. Foram elas que realizaram a pintura, enquanto nós orientávamos. Fizemos um mutirão para finalizar o trabalho e prestigiar o evento”, destaca Romaritssa.
Os estudantes da Emeb Professor Osni Medeiros Régis aproveitaram cada instante da experiência. “Foi muito legal ver os policiais, as pessoas e os atletas com as suas bicicletas. Acho que gostaram bastante das nossas bandeirinhas”, relata Rafaela Jardim, 10 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental. Já para o estudante Estevan Souza, 10 anos, também do 5º ano, tudo era festa. “Foi tudo muito divertido. É muito bom quando a gente pode sair da escola e fazer coisas diferentes. Gostei de ver as motos das equipes, os ciclistas, as bicicletas e tudo mais. Foi uma experiência incrível”, diz ele.
Texto: Glaucir Borges Fotos: Fábio Pavan e Divulgação/Secretaria Municipal da Educação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!