Fotos: Silvana Mateus e Fábio Pavan Servidoras públicas municipais receberam atualização sobre calendário vacinal e estratégias de atendimento, com enfoque à prevenção de doenças e acolhimento humanizado às pessoas; Sábado (18) será o Dia D nacional de multivacinação e de programação Outubro + Rosa
17 de outubro é o Dia Nacional da Vacinação e, para marcar a data, a Secretaria da Saúde/Prefeitura de Lages promoveu, na tarde desta sexta-feira, um encontro de educação permanente destinado a profissionais vacinadoras do quadro funcional do Município, reunidas no auditório da pasta da área. Como intenção, aperfeiçoar os conhecimentos das servidoras sobre a Campanha Nacional de Multivacinação, assegurando que os atendimentos à população sejam cada vez mais eficientes. O Dia D de multivacinação em nível nacional no país acontecerá nestes sábado (18 de outubro), paralelamente à ações do Outubro + Rosa, campanha/movimento de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Durante o encontro com as vacinadoras foram abordados temas, como, Calendário Nacional de Vacinação, novas estratégias de comunicação com a comunidade e protocolos de atendimento, para fortalecer a atuação das vacinadoras na prevenção de doenças e na promoção da saúde.
Ações como esta demonstram o compromisso da Prefeitura em capacitar continuadamente os profissionais da rede pública e ampliar a cobertura vacinal no município. “A partir deste novo preparo, capacitar nossos profissionais é investir diretamente na saúde de toda a coletividade”, avalia a secretária da Saúde, Susana Zen.
Em defesa da qualidade de vida. “Atualizar nossos conhecimentos e, por efeito, atendimento seguro e eficaz à sociedade. Proteção em todas as faixas etárias, das gestantes aos bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos, famílias inteiras”, analisa a gerente de Imunização, Kelly Paes.
Com a educação permanente, a gestão municipal investe na capacitação contínua de seus profissionais e possibilita uma população mais saudável.
Dia D especial de imunização para a garotada
Olha só! Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação no sábado (18 de outubro) em todo o Brasil. E unirá, em Lages, duas frentes de cuidado: Campanha Nacional de Multivacinação e as ações do Outubro + Rosa. Em instituições de atendimento em saúde, com atendimento estendido das 8h às 17h, ininterruptamente, para acesso facilitado da comunidade aos serviços. Portanto, proteção coletiva.
A Campanha de Multivacinação está direcionada principalmente para crianças e adolescentes com 15 anos incompletos, ou seja, até os 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, conforme determina o Calendário Nacional de Vacinação/Ministério da Saúde (MS). Contempla, ainda, adultos que estiverem com doses atrasadas.
Imunização ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com Salas de Vacina; Hospital e Maternidade Tereza Ramos; Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça), e na Central de Imunização, localizada no centro da cidade. A iniciativa contará, aliás, com o Carro da Vacina, estacionado em frente ao Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, das 14h às 18h.
Outubro + Rosa em Lages
Simultaneamente ao Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação neste sábado (18), em alusão ao Outubro + Rosa, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão oferecer orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, além de exames clínicos das mamas e coleta de material para o exame citopatológico (Papanicolau). Algumas Unidades também irão ter testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), rodas de conversa e atividades educativas concernentes à saúde da mulher.
A programação se estenderá também ao Mercado Público: Realização de exames e diversas atrações que têm a ver especialmente com o público feminino, incluindo palestras sobre precaução do câncer de mama, autoestima e desenvolvimento pessoal, e oficinas de defesa pessoal e orientações por educadoras físicas.
Saiba mais a respeito da Campanha Nacional de Multivacinação
O Ministério da Saúde (MS) instiga a atenção da população brasileira ao informar que a Campanha Nacional de Multivacinação busca a atualização da Caderneta de Vacinação nesta mobilização.
A campanha seguirá até o fim do mês de outubro, com todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação disponibilizadas gratuitamente ao público. Entre as prioridades estão o resgate de não vacinados contra Papilomavírus Humano (HPV - Human Papillomavirus, em inglês), febre amarela e sarampo - para pessoas de 12 meses a 59 anos, devido ao surto em países vizinhos e ao risco de reintrodução da doença no Brasil.
As vacinas fortificam a defesa do corpo e protegem a saúde, bem como evitam que doenças já eliminadas, como, sarampo, poliomielite, rubéola e tétano neonatal, voltem a circular no país. Pessoas imunizadas vivem mais e com mais saúde, ou seja, as vacinas geram o aumento da expectativa de vida.
Para facilitar o acesso à informação, pais e responsáveis podem acompanhar a situação vacinal de crianças e adolescentes pelo aplicativo Meu SUS Digital - Sistema Único de Saúde, que oferece alertas de próximas doses, lembretes e atualização em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em saúde (RNDS). O sistema permite acompanhar quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda precisam ser tomadas.
Vigilância constante - Estudos rigorosos e monitoramento contínuo têm como consequência a segurança das vacinas.
Combate à desinformação - A informação correta é a melhor defesa contra fake news que colocam vidas em risco.
Vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Brasil:
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Silvana Mateus e Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!