Defesa Civil de Lages presente no Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres
20/10/2025 14:09:14
Fotos: Divulgação
Defesa Civil 20/10/2025 14:09:14
Defesa Civil de Lages presente no Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres
Com a participação em oficinas, minicursos e palestras, a equipe da Defesa Civil de Lages trouxe na bagagem excelentes práticas e conhecimentos para fortalecer a cultura de prevenção e de mitigação, para reduzir ou evitar as consequências dos riscos de desastres
A equipe da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Lages marcou presença no V Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres (CBRRD), ocorrido entre os dias 14 e 17 de outubro, em Florianópolis. O evento teve o intuito de promover a discussão e o compartilhamento de conhecimento sobre a gestão de riscos de desastres no Brasil.
Reunindo cerca de 400 pessoas de dez instituições diferentes, o evento contou com a apresentação de cerca de 200 trabalhos e mais 20 palestrantes. “O encontro possibilitou a discussão de ideias e concepções relevantes no que tange à Proteção e Defesa Civil”, afirma o secretário-executivo da Defesa Civil, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro).
Entre os temas abordados no evento, destacaram-se temas como: mudanças climáticas, riscos geológicos, hidrológicos, tecnologias para monitoramento de riscos e desastres, políticas públicas, educação e práticas em gestão de riscos. Também foram abordados temas como a interação entre saberes locais, comunitários e científicos na gestão de riscos.
O Congresso, segundo o Sargento Ribeiro, foi uma ótima oportunidade para troca de experiências, conhecimento e construção de redes de colaboração para a redução do risco de desastres de todos os níveis. “Participar de eventos como este é de grande importância, pois incentiva a interação entre diferentes atores da gestão de riscos e de desastres como as Defesas Civis municipais e estaduais, órgãos de controle e monitoramento nacionais, universidades e sociedade civil”, explica.
Durante os quatro dias de evento, a equipe de Lages participou de oficinas, minicursos e acompanharam palestras mesas redondas, além de fazer visitas técnicas em áreas consideradas de risco, como o Morro das Pedras e Morro da Cruz de Florianópolis. “A Defesa Civil de um município se faz por meio de uma série de ações que concretizam a excelência do serviço prestado, e os conhecimentos adquiridos pela nossa participação no Congresso Brasileiro de Redução de Riscos de Desastres só vem a somar para melhorarmos ainda mais o nosso trabalho em prol da cidade de Lages”, finaliza o Sargento Ribeiro.
Dentre os pontos de maior proveito na participação da equipe lageana no Congresso cita-se: o papel da educação na prevenção a desastres; a relevância do envolvimento da comunidade na construção da cultura de autoproteção e no mapeamento de áreas de risco; as alternativas sustentáveis de mitigação de riscos, como bueiros ecológicos e jardins alagáveis; e o Plano Municipal de Redução de Riscos como ferramenta norteadora às decisões do poder público.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!