Atletas lageanos se apresentam à Seleção Brasileira para disputar o Parapan de Jovens no Chile
29/10/2025 10:10:13
Fotos: Divulgação
Esporte 29/10/2025 10:10:13
Atletas lageanos se apresentam à Seleção Brasileira para disputar o Parapan de Jovens no Chile
Arthur Costa Branco e Andrei Ventura Ferreira representam Lages e o Brasil na competição internacional; ambos integram o programa Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes
Os lageanos Arthur Costa Branco e Andrei Ventura Ferreira já estão integrados à Seleção Brasileira Paralímpica que disputa os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Santiago, no Chile, entre 31 de outubro e 9 de novembro. Ambos fazem parte do programa Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME) e representam com orgulho o paradesporto lageano em um dos principais eventos juvenis do mundo.
Arthur faz história ao se tornar o primeiro mesatenista lageano a competir oficialmente pelo Brasil em uma competição internacional. Revelado nas escolinhas de base da ALMESC, projeto desenvolvido no Estádio Vidal Ramos Júnior, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lages, o jovem é uma das grandes revelações do tênis de mesa paralímpico catarinense.
No atletismo, Andrei Ventura Ferreira, da Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages (Asespp), também embarcou para se apresentar na delegação brasileira. Antes da viagem, o atleta e seu técnico Augusto dos Anjos visitaram o superintendente da FME, Tyrone Machado, que reforçou o compromisso do município com o fortalecimento do paradesporto. “Esse é um pedido constante da nossa prefeita Carmen Zanotto, que tem nos orientado a olhar com atenção especial para o paradesporto lageano. Depois do grande desempenho nos Parajasc, nossos atletas agora levam o nome de Lages para o mundo, mostrando que temos talento e estrutura para formar campeões”, afirmou Tyrone.
Nesta edição, o Brasil contará com 120 atletas, entre 14 e 23 anos, sendo 43 mulheres e 77 homens. Ao todo, 88 têm deficiência física, 28 visual e quatro intelectual. O número representa um crescimento de 25% em relação à última edição, realizada em Bogotá, em 2023.
Lages acompanha com orgulho a jornada de Arthur e Andrei, dois jovens que simbolizam o sucesso das políticas públicas esportivas do município e o potencial transformador do paradesporto.
Texto: Rafael Araldi Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!