Lages dá um salto no número de castrações e adoções de cães e gatos
10/11/2025 17:29:55
Fotos: Nilton Wolff e Fábio Pavan/ arquivo Comunicação PML
Prefeitura 10/11/2025 17:29:55
Lages dá um salto no número de castrações e adoções de cães e gatos
Trabalho de empenho e dedicação em que nota-se a diferença em números. Assim tem sido a rotina do Centro de Bem-Estar Animal, da prefeitura de Lages, que já registrou 3.310 castrações em 2025 e 26 adoções somente no mês de outubro
Desde que foi instituído no início deste ano, o Centro de Bem-Estar Animal (Cobea), vinculado à Secretaria de Gabinete da Prefeita e Relações Institucionais, atingiu a marca de 3.310castrações de cães e gatos entre machos e fêmeas nos mutirões com o castramóvel e com os procedimentos pontuais no Cobea. Este número supera em mais de 1500 do total de castrações em 2024.
Somente no mês de outubro foram realizados 438 procedimentos de castração, sendo 217 entre cães e cadelas, e 221 gatos machos e fêmeas. “Estamos empenhados em aumentar a abrangência de castrações em nosso município e ampliar o acesso da população ao serviço, conforme as orientações da prefeita Carmen Zanotto, para valorizar a saúde e o bem-estar animal, assim como aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância da adoção e da castração”, explica a coordenadora executiva de Bem-Estar Animal, Geanice Iedo.
Este resultado expressivo, segundo Geanice, dá-se pela melhor organização no fluxo do serviço prestado à comunidade, bem como pela presença constante do castramóvel nos bairros de Lages. “Percebemos um aumento considerável na procura pela castração mês a mês. Isso demonstra que as nossas estratégias de divulgação e de levar o serviço para perto das pessoas tem surtido efeitos positivos”, relata.
Adotar é mais que um gesto de amor
Eles são fofos, amigáveis, espertos, brincalhões e, na maioria dos casos, trazem no olhar os traumas do abandono, mas também a esperança de que dias melhores virão e, em breve, terão um novo lar. Entre filhotes, adultos e cães idosos, atualmente estão acolhidos no Cobea de Lages 112 animais. Destes, 28 são filhotes.
Antes de serem colocados para adoção, os animais acolhidos passam por uma série de exames e procedimentos que garantam a sua saúde como a castração e o recebimento de vermífugos e um microchip de identificação. “Queremos que todos os animais tenham um lar tranquilo e seguro, por isso, antes da adoção, fazemos um acompanhamento e conversamos com os interessados para lhes entregar o perfil de animal que mais se encaixa com o que procura. Isso tudo para evitar devoluções ou novos abandonos”, destaca Geanice.
Deste modo, para adotar na sede do Cobea ou nas feiras em que o Centro participa, é necessário levar documentos oficiais com foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF), como a Carteira de Identidade Nacional (CIN) e comprovante de residência. “No momento da nossa abordagem verificamos o tipo de animal que a pessoa procura; se é para ficar dentro de casa ou no quintal, assim como o porte, gênero e idade”, ressalta Geanice.
Quer saber mais sobre o trabalhado do Centro de Bem-Estar Animal de Lages ou então adotar um cãozinho? O Cobea funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo, na Rua Aníbal Afonso de Athayde, nº 1.300, bairro Tributo. Contato: (49) 3251-7975 e Instagram: @cobea_lages
Texto: Silviane Brum
Fotos: Nilton Wolff e Fábio Pavan/ arquivo Comunicação PML
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!