Desde a sua criação, a Agrilages conta com apoio técnico da secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages
A Prefeitura de Lages disponibilizará, através de termo de “cessão de uso”, um terreno com cerca de dois mil metros quadrados para a Associação dos Agricultores Familiares de Lages (Agrilages). No terreno localizado na rua Fernando Nunes Audiber, no bairro Área Industrial, divisa com o bairro Santa Cândida, será instalada a sede administrativa e operacional da associação.
Membros da diretoria da Agrilages, entre eles o presidente Alisson Gilmar Correa de Jesus, juntamente com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza, visitaram o terreno, na manhã desta quarta-feira (12 de novembro).
Antes disso, na sede da secretaria de Agricultura, eles participaram de reunião com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Joel Mello Júnior, o qual informou que havia um terreno na Área industrial, disponível para a associação.
Essa demanda havia sido apresentada anteriormente à prefeita Carmem Zanotto, que prontamente autorizou a secretaria de Indústria, Comércio e Inovação a disponibilizar uma área do município para a Agrilages. “A associação precisava adquirir um terreno para suas instalações operacionais e agora os recursos que seriam destinados a esta compra poderão ser investidos na construção da sede da associação”, destaca o secretário Pedro Donizete.
Apoio técnico
Para a entrega dos alimentos da Merenda Escolar, diretamente no depósito da Secretaria de Educação, a Agrilages tem apoio técnico da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca e da Epagri. Essas instituições fornecem informações sobre a sazonalidade dos produtos, o que permite a elaboração de um cronograma de entregas eficiente.
Essa colaboração é fundamental para as nutricionistas da Secretaria da Educação, pois as informações sobre a disponibilidade dos produtos ajudam na elaboração antecipada dos cardápios para as unidades escolares. Além disso, os produtores, ao receberem o calendário anual das entregas, conseguem planejar seus plantios com antecedência, garantindo um fornecimento constante e de qualidade. “Essa parceria entre a Prefeitura de Lages, Epagri e Agrilages reafirma o compromisso destas entidades com a qualidade da alimentação escolar e o fortalecimento da agricultura familiar local”, conclui o secretário Pedro Donizete de Souza.
Em 2025, o edital do Programa Nacional de Alimentação Escolar beneficia 17 mil alunos matriculados nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims); Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs); Emef Itinerante e duas escolas filantrópicas de Lages. A demanda mensal de consumo de alimentos da merenda escolar gira em torno de 450 toneladas, boa parte fornecida pela Agrilages.
Texto e Fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!