Seis frentes de trabalho atuam no interior do município
26/11/2025 14:51:47
Fotos: Iran Rosa de Moraes
Agricultura 26/11/2025 14:51:47
Seis frentes de trabalho atuam no interior do município
Lages tem o maior território municipal do Estado de Santa Catarina, perfazendo uma malha viária de 2.049 quilômetros de extensão
Por determinação da prefeita Carmen Zanotto, para atender a grande demanda de serviços de manutenção e melhoramento das estradas e pontes no interior do município de Lages, foi implantada uma nova frente de trabalho pela Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca. Agora são três frentes terceirizadas e mais três formadas com servidores e maquinário próprio da Prefeitura.
Essas seis frentes de trabalho atuam em todo o território municipal, o maior do Estado de Santa Catarina, com 2.644 quilômetros quadrados. A malha viária tem 2.049 quilômetros de extensão.
As três frentes terceirizadas são responsáveis pelos trabalhos de manutenção e melhoramento das estradas do distrito de Santa Terezinha do Salto e da região da Coxilha Rica, enquanto que as frentes próprias da Prefeitura atuam no distrito de Índios, formado por 14 localidades rurais.
Conforme dados de relatório apresentado no final do mês de julho, no primeiro semestre deste ano de 2025 havia sido recuperada e revitalizada uma extensão de 493 quilômetros de estradas, com serviços de patrolamento e de revestimento primário com cascalho e pedra brita. Faz parte do conjunto de melhorias nas estradas, a construção de mata-burro, roçadas e alargamento de pista em determinados pontos, assim como a reconstrução de bueiros e de linhas de “saída de água das chuvas” – o escoamento fluvial.
O relatório anual dos trabalhos realizados ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, já está sendo elaborado e nas próximas semanas os dados gerais poderão ser divulgados. “Conseguimos firmar importantes parcerias com empresas e indústrias do setor madeireiro e papeleiro em atividades no território municipal. Desta forma, foi possível otimizar o sistema de reconstrução de pontes de madeira, sem que um total de 22 delas foram reconstruídas ao longo deste ano”, destaca o secretário Pedro Donizete de Souza.
Texto e Fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!