Associação dos Agricultores Familiares de Lages é assessorada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca
27/11/2025 15:27:55
Fotos: Iran Rosa de Moraes
Agricultura 27/11/2025 15:27:55
Associação dos Agricultores Familiares de Lages é assessorada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca
Para o fortalecimento da agricultura familiar tem sido fundamental uma política de fomento agrícola com assessoria técnica especializada
A Associação dos Agricultores Familiares de Lages (Agrilages) recebe importantes incentivos e assessoria técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca/Prefeitura de Lages, bem como da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) - escritório municipal.
A Agrilages teve origem de um projeto desenvolvido conjuntamente por técnicos da Prefeitura e da Epagri, sendo atualmente uma associação independente, com diretoria própria e mais de 100 associados. “A Agrilages mais recentemente está integrada ao Projeto Agrifor, de fomento à olericultura, desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), e que tem parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca”, destaca o secretário municipal, Pedro Donizete de Souza. Olericultura é o ramo da horticultura dedicado ao cultivo de hortaliças.
A prefeita Carmem Zanotto, em reunião com a equipe desenvolvedora do Agrifor, e ao se inteirar da parceria já desenvolvida com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca, ficou encantada com o projeto. “A prefeita de pronto percebeu que a Agrilages precisava de incentivos à altura do potencial socioeconômico da Associação e determinou a doação de um terreno, em área industrial, para a Associação”, enfatiza Pedro Donizete.
Neste terreno, com cerca de dois mil metros quadrados, a Associação dos Agricultores Familiares de Lages (Agrilages) poderá instalar uma unidade de processamento de hortaliças, entre outros produtos agrícolas, dos quais comercializa grande parte ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) - Edital Pnae 2025.
O Projeto Agrifor, do Ifsc - financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de proporcionar treinamento em práticas agroecológicas, com suporte técnico para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, tem recursos financeiros disponíveis a uma possível aquisição de um contêiner, tipo escritório.
Projeto Agrifor
O Projeto Agrifor é uma mescla de formação, extensão e apoio prático, voltada a quem está no campo precisando de informação clara, tecnologias acessíveis e estratégias para continuar produzindo sem necessidade de insumos caros ou práticas ultrapassadas.
A proposta integra:
- Capacitações presenciais sobre manejo, solo, cultivo protegido, compostagem, energias renováveis, comercialização, irrigação eficiente e estratégias com a intenção de reduzir perdas;
- Materiais educativos impressos e gratuitos, com foco tanto no entendimento das mudanças climáticas, quanto nas alternativas práticas de convivência com as respectivas;
- Aproximação entre agricultores e instituições para criar uma rede de apoio e troca de conhecimento, e
- Promoção de agricultura familiar resiliente, com técnicas de baixo custo e potencial de aumentar renda e autonomia
O projeto prevê aquisição de insumos com o intuito de estimular práticas sustentáveis nas propriedades atendidas pelo projeto e aos agricultores que aceitaram participar. E, ainda, a possibilidade de aquisição de um contêiner, do tipo escritório, que servirá de apoio às atividades da Associação.
Texto: Iran Rosa de Moraes, com informações da Assessoria de Imprensa Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc)
Fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!