Atenção: Pagamentos do Bolsa Família serão antecipados em dezembro
02/12/2025 14:19:32
Foto: Lyon Santos / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate
Assistência Social 02/12/2025 14:19:32
Atenção: Pagamentos do Bolsa Família serão antecipados em dezembro
Todos os pagamentos serão concluídos antes do Natal, no dia 23
Fique atento, os pagamentos dos benefícios do Bolsa Família para o mês de dezembro serão antecipados e começam a ser pagos na quarta-feira da próxima semana (10 de dezembro). O depósito do benefício geralmente ocorre nos últimos 10 dias úteis de cada mês, mas neste mês será antecipado, começando pelos beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de final 1. Todos os pagamentos serão concluídos antes do Natal, no dia 23 de dezembro.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os atendimentos das instituições financeiras serão reduzidos no dia 24 de dezembro e serão das 9h às 11h; e no feriado de 25 de dezembro não terá atendimento.
A prefeita Carmen Zanotto destacou que a antecipação dos pagamentos traz mais tranquilidade às famílias no fim do ano. “Esse recurso chega em um momento importante e contribui para que muitas famílias possam celebrar o Natal com mais dignidade. A Prefeitura de Lages segue à disposição para orientar e apoiar quem precisa atualizar o Cadastro Único ou buscar informações sobre os programas sociais” afirma a prefeita.
Confira o calendário do Bolsa Família para dezembro de 2025:
Final do NIS 1: pagamento em 10/12
Final do NIS 2: pagamento em 11/12
Final do NIS 3: pagamento em 12/12
Final do NIS 4: pagamento em 15/12
Final do NIS 5: pagamento em 16/12
Final do NIS 6: pagamento em 17/12
Final do NIS 7: pagamento em 18/12
Final do NIS 8: pagamento em 19/12
Final do NIS 9: pagamento em 22/12
Final do NIS 0: pagamento em 23/12
Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Lages, os cidadãos podem se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), principal instrumento usado pelo Governo Federal para definir quem tem direito aos programas sociais, como o Bolsa Família.
Para manter o direito ao auxílio é necessário cumprir regras específicas de saúde e educação, além de manter o CadÚnico atualizado. Vale lembrar que estar cadastrado não significa a entrada automática ao Bolsa Família.
A secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória, reforçou a importância de manter o CadÚnico em dia. “É fundamental que as famílias mantenham seus dados atualizados e procurem nossos equipamentos sempre que houver mudança na composição familiar, renda ou endereço”, explica a secretária.
Quem pode receber o Bolsa Família?
A principal regra para receber o benefício é a “renda mensal por pessoa”, que significa quanto a pessoa e sua família ganham por mês, dividido pelo número de pessoas da família que moram na mesma casa. Se a renda mensal por pessoa for de até R$ 218 (situação de pobreza), pode acontecer a entrada no Programa Bolsa Família.
Os beneficiários também precisam: manter crianças e adolescentes na escola, fazer o acompanhamento pré-natal (no caso de gestantes) e manter as carteiras de vacinação atualizadas.
Texto: Samuel Gonçalves Foto: Lyon Santos / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!