Lages foi sede do II Fórum de Partilha da Educação de Jovens e Adultos
04/12/2025 11:49:27
Fotos: Secretaria Municipal da Educação/Divulgação
Educação 04/12/2025 11:49:27
Lages foi sede do II Fórum de Partilha da Educação de Jovens e Adultos
Evento reuniu estudantes, professores, formadores locais e coordenadores de dez municípios da Serra Catarinense, dedicados à modalidade de ensino
Lages recebeu, no dia 1º de dezembro, o II Fórum de Partilha da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o evento reuniu aproximadamente 300 estudantes, professores, formadores locais e coordenadores de dez municípios da Serra Catarinense, dedicados à modalidade de ensino.
O encontro foi organizado pela Secretaria Municipal da Educação (Smel), em parceria com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e teve como foco principal a apresentação das ações pedagógicas que estão sendo implementadas nas salas de aula da EJA. O evento garantiu que todos os estudantes da modalidade tivessem lugar de fala, compartilhando a realidade de seus respectivos municípios e os resultados de seu processo de aprendizagem.
O ponto alto da noite foi as apresentações culturais, que emocionaram o público com a realização de jograis, números musicais e declamações de poesias, todas autorais e interpretadas pelos próprios estudantes.
A diretora do Departamento de Educação Básica e Modalidades da Secretaria da Educação, professora Joelma Amorim realça a importância do Fórum de Partilha. “Este evento nos permite olhar para a trajetória de cada aluno com respeito e sensibilidade, reconhecer o valor da experiência de vida que cada estudante traz e compreender que aprender é sempre um processo coletivo. Aqui, celebramos as conquistas e identificamos os desafios. Com a liderança sensível da prefeita Carmen Zanotto e o suporte da Secretaria da Educação, seguiremos construímos caminhos possíveis para que a EJA continue promovendo inclusão, desenvolvimento e cidadania", diz a professora.
Para a coordenadora da EJA da Secretaria Municipal da Educação, Simone Feldhaus, o II Fórum de Partilha reforça a importância da oferta desta modalidade de ensino. “O evento demonstrou todo o talento e o engajamento da comunidade EJA da região. Nossa função é estimular o protagonismo dos nossos estudantes”, ressalta Simone. Na área da recepção foi montada uma exposição de trabalhos, que incluiu maquetes, relatórios detalhados e produções artísticas desenvolvidas com os estudantes.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Secretaria Municipal da Educação/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!