Projeto 60+ Vida Ativa, da Prefeitura de Lages, promove o protagonismo da pessoa idosa
04/12/2025 15:40:26
Fotos: Divulgação
Políticas para a Mulher 04/12/2025 15:40:26
Projeto 60+ Vida Ativa, da Prefeitura de Lages, promove o protagonismo da pessoa idosa
O planejamento da Secretaria prevê para o próximo ano a ampliação do projeto para oito territórios de Lages. A contratação de equipe técnica responsável composta por: psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, fisioterapeutas e administrativo
Promover de forma itinerante um conjunto integrado de atividades no município, com foco no fortalecimento da autonomia e do protagonismo da pessoa idosa. Este é um dos objetivos do projeto piloto 60+ Vida Ativa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, da Prefeitura de Lages.
As atividades estão sendo executadas desde o mês de março deste ano. “Estamos trabalhando a autoestima, a mobilidade e teatro com as pessoas idosas. Tudo isso é uma ação preventiva e que promove a saúde de todos”, comenta a secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte.
As atividades do projeto 60+ Vida Ativa são realizadas, atualmente, em dois bairros: Araucária e Guarujá. “Temos cerca de 30 idosos que participam das ações. Neste ano realizamos trabalhos alusivos ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, ao Dia Internacional do Idoso, entre outros”, explica a diretora de Articulações de Políticas para o Idoso, Kelly Adriane Scheuermann.
O planejamento da Secretaria prevê para o próximo ano a ampliação do projeto para oito territórios de Lages, inclusive no interior. A contratação de equipe técnica responsável composta por: psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, fisioterapeutas e administrativo. Na última terça-feira (2 de dezembro) a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa recebeu, do Governo do Estado, um recurso no valor de R$ 637.020,10 para a execução dos trabalhos deste projeto. “Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, temos em Lages uma população de cerca de 29 mil idosos, ou seja, praticamente 17% da população local. Por isso, temos que executar políticas voltadas à prevenção que envolve a inclusão digital, valorização e preservação da cultura, incentivo ao empreendedorismo, ampliação de acesso a direitos e participação ativa na convivência familiar e comunitária”, conclui a secretária Suzana Duarte.
Texto: Ari Junior
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!