“Trabalhei na Prefeitura de 27 do 02 de 1984 a primeiro do 3 de 2017 (...) Eu sinto saudade. Tenho vontade de voltar. Sei que enquanto fiz parte, fiz bem à sociedade ao cuidar do patrimônio. Tudo o que tenho foi graças à Prefeitura: Casa, carro, estudos dos filhos. Eu fico faceiro de estar aqui e poder viver estas lembranças boas (...)”
As riquezas guardadas no baú de histórias da vida real, sem ensaios, fazem a gente suspirar e viajar no tempo. E um dos impulsos para vivenciar novamente as passagens da trajetória pessoal e profissional pode ser, sem sombra de dúvida, poder encher os olhos de lágrimas ao revisitar o passado e rever, abraçar e conversar com colegas e amigos antigos de trabalho. Uns se tornam amigos confidentes, “de dentro de casa”, compadres, parentes e até casais; outros, a gente vê de vez em quando e só cumprimenta de longe, e outros tantos, em festas de fim de ano. E ainda bem que existem estas oportunidades imperdíveis de massagear o coração. Na tarde ensolarada de primavera desta quinta-feira (4 de dezembro), a 21 dias do Natal, com 24ºC, homens e mulheres que dedicaram décadas e décadas de profissionalismo à Prefeitura de Lages reuniram-se para celebrar a saúde, os tempos juntos, a vida.
O Encontro de Integração do Servidor Aposentado, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, mexeu com a caixinha de memórias de centenas de ex-colaboradores do Município, em uma confraternização de identificação, respeito mútuo e reconhecimento. Preparado pela Prefeitura de Lages, por intermédio do Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi), uma homenagem aos profissionais que já concluíram sua trajetória nesta grande empresa pública de atendimento às demandas da população.
O roteiro foi eclético. Na agenda, palestra sobre Saúde Mental e Bem-estar, proferida pela médica especialista em psiquiatria, Isabella Muller Vaz; apresentação musical e baile com o ícone do tradicionalismo serrano e animador querido pelo público, com seu inseparável acordeon, Paulinho Guazzelli, e a cantora e violonista famosa e tradicional em Lages, Ana Learth, com criatividade em roupagens interpretativas de canções já cantadas de cor pelas pessoas, e a voz do sertanejo universitário, Marlon Antunes, com clássicos de sucesso de “ontem e de hoje”. No clima de Natal, teve até Jingle Bells na gaita, com Paulinho Guazzelli, dança e um baile vespertino para arrastar o pé e valsear música gaúcha.
E claro que não podiam faltar presentes, afinal, é hora de presente, é tempo de Natal. O sorteio de brindes como a cereja do bolo. Por falar em bolo, Lages está comemorando os quatro anos de reinauguração do Mercado Público Osvaldo Uncini em 2025 com uma programação artística “de tirar o chapéu”, e festa tem o que mesmo?! Sim, bolo! Os quitutes - três bolos de aniversário, salgadinhos e refrigerantes - foram servidos ao pessoal do Encontro de Integração do Servidor Público Aposentado logo após a música e as palmas dos “Parabéns pra Você!”.
Um evento desta magnitude apenas consegue ser realidade em razão da união entre instituições e pessoas sensíveis. Os patrocinadores foram as sete subdivisões do LagesPrevi - Presidência; Diretorias Administrativa, Financeira e Benefícios, Conselhos Administrativo e Fiscal e Comitê de Investimentos; Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa); Secretaria da Administração; Secretaria do Turismo; Diretoria do Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lages (SindServ); Sindicato Municipal dos Profissionais em Educação de Lages (Simproel); Sindicato dos Auditores Fiscais e Fiscais da Prefeitura do Município de Lages (Sindiaffi); Caixa Econômica Federal (CEF); Sicredi, e vereadores do Poder Legislativo lageano.
Reverência aos profissionais que transformaram conhecimento técnico, prático e intelectual e experiência em desenvolvimento para Lages. “Gratidão por tantos anos de atividades, zelo, paixão e cuidados com a nossa cidade, sobretudo, às pessoas. Vocês, servidores, são o pilar de sustentação da administração pública, nossos bens mais preciosos, junto a nossa comunidade”, realça a prefeita Carmen Zanotto.
Vivências positivas. “Com muito carinho, preparamos toda esta programação para ser um evento lindo, de reconhecimento e celebração da vida profissional dos servidores que contribuíram com Lages. Uma forma de agradecimento pela prestação de suas competências e habilidades em importantes fases de suas vidas, conciliando com as particularidades de família, filhos, estudos. Enquanto eles evoluíam, Lages ia crescendo também. E quando estudavam e se aperfeiçoavam, colocavam em prática estes conhecimentos para melhorar a vida das pessoas de Lages. Rever colegas e amigos de um jeito bem puro, leve e verdadeiro. Neste clima de Natal e festividades de fim de ano, os sentimentos afloram. Estão todos de parabéns”, comemora a presidente do Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi), Lais Vieira Paim Monarin.
A cada semestre, a Prefeitura de Lages presta uma homenagem com entrega de Certificados de Honra ao Mérito aos servidores recém aposentados, dentro do período dos seis meses mais recentes.
Dados do LagesPrevi, referentes ao mês de outubro de 2025, expõem que são 1.419 pessoas aposentadas/pensionistas vinculadas à Prefeitura. Servidores efetivos ativos são 3.228 (outubro/2025).
Amor pelo o que faz - Cirlei e seus 30 anos de trabalhos competentes em favor das pessoas de Lages
Na plateia de espectadores ela exibia sorrisos de orgulho no Encontro de Integração do Servidor Público. Cirlei Ávila atuou por três décadas na iniciativa pública, todo este tempo, mais precisamente 30 anos e sete meses, a serviço da Prefeitura de Lages, no departamento de Diretoria de Fiscalização Tributária, na função de auxiliar de Fiscalização Tributária (auxiliar de fiscal de Tributos).
Graduada em Administração de Empresas, com pós-graduação em Auditoria e Perícia, Cirlei está aposentada há seis anos (desde 2019), e começou sua carreira na administração pública aos 24 anos de idade, recém ingressada na faculdade.
Ela mora no Centro e é mãe de filhas gêmeas, atualmente com 35 anos. São juíza de Direito e dentista e, com tantas conquistas materiais e imateriais, Cirlei é grata à Prefeitura de Lages por sua história de sucesso ter sido construída alicerceada em um trabalho sério, transparente e de qualidade. A festa da tarde desta quinta-feira (4 de dezembro) propõe uma volta no tempo, com direito a reencontros e nostalgias. “Passa um filme na cabeça da gente; a gente revive muita coisa. Fico feliz em rever as amizades que fiz ao longo deste tempo. O evento está maravilhoso e faz eu sentir que cumpri meu papel de maneira assídua, pois sempre fui comprometida com meus deveres. Estou muito bem e contente.”
João Paulo, o segurança da Educação
Em uma das mesas do Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini estava o senhor João Paulo Arruda, conversando com amigos também aposentados da Prefeitura. Ele trabalhou por aproximadamente seis anos no Município; saiu em 2016, há nove anos. Trabalhou como segurança na sede da Secretaria da Educação, situada no bairro Petrópolis. “Sinto que pude contribuir com a minha cidade, pois por primeiro de tudo e acima de tudo, sou lageano”, confessa senhor João Paulo, morador do bairro Copacabana.
Sobre a confraternização, nem pensou na resposta no instante em que deu sua opinião. Foi direto. “Está bom, agradável. Em todos os anos de trabalho, a gente faz amigos, e hoje aproveita para ver de novo, saber como estão, o que andam fazendo da vida.” João Paulo é casado e tem um filho, de 34 anos, que trabalha como coordenador de eventos em um colégio em Lages. Sua primeira e única netinha até agora, Cecília, vai completar seu primeiro aninho no próximo sábado (6 de dezembro). Que presente especial de Natal para a família, hein?!
“Vontade de voltar a gente tem, né?!”: Seu Antonio já é bisavô, mas não perde o gás para trabalhar e tem aquela pontinha de fazer parte da Prefeitura maios uma vez
Se a pessoa ainda sente latente o desejo de retornar ao local de trabalho e servir à comunidade, é bom sinal, viu?! É o que acontece com o senhor Antonio de Oliveira, mesmo depois de oito anos de aposentado (desde 2017). O morador do bairro Guarujá tem 33 anos de Prefeitura, ou seja, metade da vida no ofício, já que tem 67.
Foi vigia e, nos últimos 18 anos como servidor ativo, ronda/segurança. Asa datas das passagens da vida que mais marcaram estão fresquinhas na memória. “Trabalhei na Prefeitura de 27 do 02 [fevereiro] de 1984 a primeiro [1º] do 3 [março] de 2017. O que eu sinto? Eu sinto saudade. Tenho vontade de voltar. Sei que enquanto fiz parte, fiz bem à sociedade ao cuidar do patrimônio. Tudo o que tenho foi graças à Prefeitura: Casa, carro, estudos dos filhos. Eu fico faceiro de estar aqui e poder viver estas lembranças boas, ver o pessoal.”
Antonio e seus filhos funcionários da Prefeitura
Antonio é casado e tem quatro filhos, dos quais, três meninas e um rapaz. E adivinha? Uma guria e o menino trabalham na Prefeitura de Lages, levando adiante os bons exemplos do pai. A mais nova trabalha em uma indústria nacional de alimentos.
Família grande e abençoada: Quatro netos e uma bisneta
Seu Antonio teve a sorte de construir, junto à esposa, uma família sólida, responsável e próspera. Desta união, nasceram os quatro filhos e os frutos gerados foram quatro netos e uma bisneta. Os netos têm 32, 11, 3,5 e 2,5 anos. O menino bisneto tem 11 anos. O neto mais velho, o primeiro que chegou na turma, é caminhoneiro.
Seu Antônio Rogério, motorista de ônibus
Ele não ia perder esta festa por nada neste mundo. Seu Antônio Rogério Luíz estava atento aos espetáculos de música da tarde desta quinta-feira. Dos seus 69 anos de idade, 31 foram concentrados diariamente na execução das tarefas de motorista de ônibus; de 1982 a 2013. Iniciou como profissional de manutenção e passou para motorista de ônibus. “Foram 26 anos só com ônibus, e sem reclamações das pessoas. Fiz tudo certinho. Do total, 12 anos no Projeto AMA, como motorista, e depois na Prefeitura, no ônibus da Secretaria da Administração. Ia pra todo lado. Eu trabalhei muito e me sinto realizado. Foi na Prefeitura onde eu consegui as coisas que tenho hoje. Era perfeito”, revela senhor Antônio.
Seu Antônio é viúvo e tem três filhos [dois rapazes e uma garota] - um filho trabalha em uma indústria nacional de alimentos, nas atribuições de segurança do trabalho; um em uma empresa de fruticultura, também como técnico em segurança do trabalho, e a moça é agente penitenciária em outra cidade. Seus netos são quatro - três guris e uma menina. Os meninos têm 13, nove e três anos, e a moça tem 28 anos, profissional do Direito - advogada com escritório.
Tin tin! Viva os servidores! Viva o Mercado Público! A tarde foi curta para tanta animação e papo para pôr em dia. O tempo passou rápido e agora os servidores aposentados “estão só pela próxima”.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!