Iniciativa percorre secretarias municipais para orientar sobre planejamento previdenciário e aproximar o Instituto dos servidores públicos de Lages
Pensando na futura aposentadoria de servidores públicos municipais, o Instituto de Previdência do Município de Lages (LagesPrevi) tem levado o programa “Minha Aposentadoria” a várias secretarias e departamentos da prefeitura. Nesta terça-feira (28 de outubro), a equipe reuniu servidores da educação interessados em entender melhor sua situação previdenciária e planejar o futuro com mais segurança.
Desta vez, a ação ocorreu nas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Caics Irmã Dulce, do bairro Guarujá, e Nossa Senhora dos Prazeres, do bairro Santa Catarina, contando com a participação de cerca de 120 servidores. O “Minha Aposentadoria” é uma iniciativa do LagesPrevi e, de acordo com a presidente do Instituto, Laís Monarin, o objetivo do programa é tornar o processo de aposentadoria mais transparente e acessível. “Queremos que o servidor se sinta acolhido e bem informado. Muitas vezes, pequenas dúvidas geram insegurança e o nosso papel é oferecer orientação clara, humanizada e próxima da realidade de cada um”, aponta.
Além disso, a intenção é aproximar o LagesPrevi dos servidores, levando informações de forma prática sobre regras de aposentadoria, tempo de contribuição, benefícios e direitos previdenciários. “Focamos nos servidores municipais ativos vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) de Lages, especialmente aqueles que estão próximos de se aposentar ou têm dúvidas sobre o planejamento de sua aposentadoria”, explica Laís.
Percorrendo diferentes secretarias municipais e regiões de Lages para orientar sobre planejamento previdenciário, direitos e regras de aposentadoria no regime próprio (RPPS), desde o mês de setembro o LagesPrevi levou o “Minha Aposentadoria” para mais de 200 servidores nas Secretarias de Saúde (02/09), Educação (06/10) e Agricultura Pecuária e Pesca (16/10).
As próximas ações devem contemplar a Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Diretoria de Segurança e Secretaria de Serviços Públicos, dando continuidade à proposta de levar o LagesPrevi até os locais de trabalho dos servidores. “O projeto foi pensado para levar o instituto até onde o servidor está. A adesão tem sido excelente, e percebemos o quanto essas conversas ajudam a construir uma cultura previdenciária mais sólida no município”, complementa Laís.
Com foco em educação previdenciária e valorização do servidor público, o LagesPrevi trabalha com transparência, diálogo e cuidado ao longo de toda a jornada profissional do servidor municipal.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Nilton Wolff
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!