Lages está em processo de credenciamento, junto à Opas, para ser a “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”
05/12/2025 17:08:28
Fotos: Fábio Pavan / Arte: Divulgação
Políticas para a Mulher 05/12/2025 17:08:28
Lages está em processo de credenciamento, junto à Opas, para ser a “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”
Ao reconhecer a pessoa idosa como protagonista da própria história e agente ativo na construção da cidade, Lages dá um grande passo rumo a uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para o futuro
A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, está em processo de credenciamento junto à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), órgão da Organização Mundial da Saúde (OMS - região das Américas), para se tornar oficialmente a “Cidade Amiga da Pessoa Idosa”. A documentação exigida já está com o órgão internacional e o resultado sairá ainda no primeiro trimestre de 2026.
De acordo com a secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte, o envelhecimento populacional é uma realidade crescente em todo o mundo, e Lages não é exceção. Com cerca de 17% da população local acima de 60 anos, urgente implantar e implementar políticas públicas que promovam um envelhecimento ativo, saudável e digno, valorizando a autonomia, a inclusão e a qualidade de vida desta parcela crescente da sociedade. “Esta é uma determinação da prefeita Carmen Zanotto, transformar Lages em uma Cidade Amiga da Pessoa Idosa, por meio da implementação de ações integradas que promovam saúde, inclusão, participação social, acessibilidade, segurança e valorização da longevidade”, comenta a secretária.
Entre os objetivos com esta certificação está ampliar o acesso a serviços públicos com foco na população idosa, promover o envelhecimento ativo e saudável, combater o isolamento social e o etarismo, valorizar os saberes e a cultura local, fortalecer a articulação intersetorial, garantir infraestrutura urbana acessível e segura, estimular a inclusão digital e o empreendedorismo e consolidar políticas públicas baseadas em dados atualizados.
A diretora de Articulações de Políticas para o Idoso, Kelly Adriane Scheuermann, afirma que este projeto, “Lages Cidade Amiga da Pessoa Idosa”, não é apenas uma resposta às demandas do envelhecimento populacional, mas, sim, uma afirmação de valores. Ao reconhecer a pessoa idosa como protagonista da própria história e agente ativo na construção do município, Lages dá um grande passo rumo a uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para o futuro. “Envelhecer com qualidade de vida não deve ser privilégio, mas, sim, um direito, e é nosso dever, enquanto municipalidade, proporcionar isto.”
Texto: Ari Junior
Fotos: Fábio Pavan
Arte: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!