Lages avança na modernização: Tempo de abertura de empresas cai de seis dias para pouco mais de um dia
08/12/2025 14:51:53
Fotos: Samuel Gonçalves
Prefeitura 08/12/2025 14:51:53
Lages avança na modernização: Tempo de abertura de empresas cai de seis dias para pouco mais de um dia
Reunião com entidades e gestores destaca simplificação, atualização da legislação e agilidade para quem quer empreender na cidade
Recentemente, em reunião com lideranças da sociedade, a Prefeitura de Lages apresentou resultados expressivos relacionados ao processo de simplificação para abertura de empresas no município. No encontro com contadores, representantes de entidades e secretarias municipais envolvidas, foi anunciado que o tempo médio para abrir um novo negócio caiu de seis dias e 18 horas, em junho de 2025, para um dia e 13 horas, em outubro deste ano, uma redução considerada histórica.
Como eixo central da conversa, a simplificação dos processos, parte do trabalho desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Programa Cidade Empreendedora, fornecedor de consultoria especializada. A ação é conduzida por uma equipe multidisciplinar. Ainda durante a reunião, o grupo avaliou o fluxo interno dos processos e as práticas que têm acelerado a tramitação dos pedidos na atual gestão.
A prefeita Carmen Zanotto recorda ser este avanço fruto de uma gestão focada em eficiência. “Nossa prioridade é facilitar a vida de quem quer empreender. Modernizamos fluxos, agilizamos análises e criamos um ambiente mais favorável para os novos negócios. Este resultado mostra que estamos no caminho certo.”
O secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, um dos coordenadores do grupo técnico, ressalva a importância da atualização das normas. “Estamos modernizando a legislação municipal, alinhando-a às diretrizes federais e estaduais. Buscamos garantir liberdade econômica, sem abrir mão de exigências fundamentais para segurança, saúde e meio ambiente.”
Participam de todo o processo de modernização, o secretário da Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Junior, também coordenador deste trabalho, e o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.
Entre os representantes do setor produtivo estavam o presidente do Sindicato dos Contabilistas da Serra Catarinense (Sindicont), Aldry Cecatto; vice-presidente de Simplificação e Desenvolvimento de Negócios da Associação Empresarial de Lages (Acil), Aldo Esmério de Oliveira Junior; representantes do Núcleo de Contadores (Nucont) da Acil, Joziane Inês Corbellini e Sílvia Isoton; gerente de Fiscalização Tributária do Município de Lages, Jorge Diener, e o gerente de Fiscalização da Vigilância Sanitária do Município de Lages, Pedro Poroski Junior; além de equipes das secretarias municipais de Serviços Públicos e do Planejamento Urbano.
Novas frentes de trabalho foram alinhadas para melhorar ainda mais os processos, e prossegue o compromisso de tornar Lages um município cada vez mais ágil, moderno e competitivo para novos empreendedores.
Texto e fotos: Samuel Gonçalves
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!