Defesa Civil Municipal faz supressão de árvores de pinus na avenida Santa Catarina por risco de queda
11/12/2025 14:14:49
Fotos: Divulgação
Defesa Civil 11/12/2025 14:14:49
Defesa Civil Municipal faz supressão de árvores de pinus na avenida Santa Catarina por risco de queda
Ação autorizada pela Lei Complementar nº: 428, de 2013, que permite à Defesa Civil remover as árvores exóticas quando oferecem risco iminente
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou, recentemente, uma vistoria em três trechos da avenida Santa Catarina, no bairro Santa Clara, perto da rótula de acesso aos bairros Santa Catarina, Araucária, Santa Helena, Santa Clara e Bela Vista. O objetivo foi avaliar a situação das árvores plantadas ao lado da via e verificar se poderiam oferecer risco para quem passa ou trafega pelo local.
Durante a inspeção, os técnicos identificaram uma área com diversas árvores do tipo pinus, que se estende por cerca de 320 metros. O terreno é amplamente inclinado e o solo é coberto principalmente por folhas, galhos e restos de vegetação. Além disto, boa parte desta área tem pouca profundidade de solo, ficando com as raízes apoiadas sobre rochas, o que compromete a firmeza das árvores.
Segundo o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), o local é formado por rochas frágeis, que se soltam com facilidade. Ele explica que as raízes dos pinus crescem entre as rachaduras destas pedras, empurrando-as e aumentando ainda mais a instabilidade. “O laudo técnico aponta que algumas árvores já apresentam problemas estruturais e de saúde. Com o terreno inclinado e o solo pouco firme, há risco real de que elas tombem sobre a pista”, afirma.
Diante do perigo, a Defesa Civil iniciou o corte das árvores por representarem ameaça direta à vida das pessoas e aos patrimônios público e privado. A ação é autorizada pela Lei Complementar nº: 428, de 2013, que permite à Defesa Civil remover as árvores exóticas quando oferecem risco iminente. A medida busca garantir mais segurança para motoristas de veículos, pedestres e moradores da região.
Texto: Ari Junior
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!