Defesa Civil Municipal realiza supressão de araucária que colocava em risco residência de idosa no bairro Restinga Seca
16/12/2025 11:14:08
Fotos: Divulgação
Defesa Civil 16/12/2025 11:14:08
Defesa Civil Municipal realiza supressão de araucária que colocava em risco residência de idosa no bairro Restinga Seca
Durante a vistoria técnica, foram constatados diversos pontos de risco, entre eles a inclinação do tronco e a projeção de queda direcionada diretamente à casa da idosa, agravados pelo declive acentuado do terreno
Com a chegada da primavera, o aumento das temperaturas e o clima abafado favorecem a ocorrência das chamadas tempestades de verão. Esses eventos climáticos, geralmente acompanhados de chuvas intensas e rajadas de vento, podem causar prejuízos materiais e representar riscos à segurança da população.
Atenta a esse cenário, a Prefeitura de Lages, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, desenvolve um trabalho preventivo em todos os bairros do município, realizando vistorias técnicas em locais onde árvores apresentam risco à integridade física das pessoas e ao patrimônio.
Para os casos de possível supressão, técnicos e agentes da Defesa Civil realizam estudos detalhados de avaliação de risco, considerando fatores como localização, tipo de vegetação, condições estruturais da árvore e características do terreno. A partir dessa análise, é emitido um laudo técnico que aponta se há ou não risco à segurança da comunidade.
No início desta semana, conforme explica o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), as equipes estiveram no bairro Restinga Seca, na rua Batista Sangaletti, na residência da senhora Mercedes dos Santos Fernandes, 88 anos. No local, em uma área de solo inclinado, foi identificado um pinheiro da espécie Araucária, com aproximadamente 12 metros de altura, que apresentava risco iminente à moradora e às residências vizinhas.
Durante a vistoria técnica, foram constatados diversos pontos de risco, entre eles a inclinação do tronco e a projeção de queda direcionada diretamente à casa da idosa, agravados pelo declive acentuado do terreno.
Diante da constatação, o relatório técnico foi encaminhado à engenheira agrônoma responsável, que emitiu parecer favorável à supressão da árvore. Na sequência, a assistente social da Defesa Civil realizou atendimento à família, verificando a impossibilidade financeira dos solicitantes em arcar com os custos do serviço. O caso foi então encaminhado ao setor de Avaliação de Corte.
Mesmo diante da indisponibilidade de recursos operacionais próprios, a Defesa Civil Municipal, com o apoio de terceiros e a disponibilização de um caminhão munck, viabilizou a retirada da Araucária, eliminando o risco e garantindo a segurança da família. “Com base na Lei Complementar nº 428, de 2013, que autoriza a remoção de árvores em situações de risco iminente, realizamos essas supressões para evitar acidentes e consequências mais graves para a comunidade, especialmente quando envolve a segurança de uma senhora idosa. Essa é uma determinação da prefeita Carmen Zanotto, que reforça o trabalho preventivo para reduzir danos durante eventos adversos”, destaca o Sargento Ribeiro.
Recentemente, a Defesa Civil Municipal também realizou vistorias técnicas de árvores nos bairros Universitário, Bom Jesus, Habitação, São Pedro, Ipiranga, Frei Rogério, Vila Mariza, Coral, Guarujá, Brusque, Santa Helena e Tributo.
Texto: Ari Junior
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!