Prefeitura pela cidade: Trabalho preventivo da Defesa Civil de Lages reduz riscos de enxurradas e enchentes nos bairros a partir da limpeza de córregos
23/01/2026 11:05:20
Fotos: Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)/Divulgação
Defesa Civil 23/01/2026 11:05:20
Prefeitura pela cidade: Trabalho preventivo da Defesa Civil de Lages reduz riscos de enxurradas e enchentes nos bairros a partir da limpeza de córregos
Equipe de servidores desempenhou suas funções em ponto entre os bairros Jardim Cepar e Ponte Grande, especificamente no córrego que corta as ruas Inez Corso Zulianelo e Elpídio Meneghelli, respectivamente. Limpos 622,78 metros. Córrego no bairro Santo Antônio também recebeu limpeza. Na próxima semana, será a vez do bairro Copacabana
Serviço permanente e preventivo de limpeza e desassoreamento das margens de córregos e riachos em diversos bairros do município por parte da Prefeitura de Lages. Executada pela Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), ação tem como principal objetivo atribuir maior fluidez das águas das chuvas, reduzindo significativamente os riscos de enxurradas, cheias, alagamentos e enchentes em períodos de precipitações intensas.
Realizado de forma contínua e seguindo um cronograma técnico previamente estabelecido, o trabalho conta com equipe de profissionais e maquinário próprios da municipalidade, e cumpre o compromisso da administração municipal com a preservação da infraestrutura urbana e segurança da população.
Recentemente, a equipe de servidores públicos esteve entre os bairros Jardim Cepar e Ponte Grande, no córrego que corta as ruas Inez Corso Zulianelo e Elpídio Meneghelli, respectivas aos bairros. Foram limpos 622,78 metros, no total. E efetuada a limpeza de um córrego no bairro Santo Antônio. Na próxima semana, os serviços serão concentrados no bairro Copacabana. Está prevista a limpeza de mais 250 metros de córrego e riacho.
A orientação da prefeita Carmen Zanotto é para prioridade de ações preventivas, especialmente em áreas consideradas de risco à moradia e à vida das pessoas. “Estamos aproveitando o período de tempo firme para agilizar os trabalhos e colocar o serviço em dia em vários pontos da cidade. A prevenção é crucial para se evitar danos materiais e proteger a integridade física das pessoas”, alerta o secretário-executivo da Defesa Civil de Lages, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro).
Durante a execução dos serviços, as equipes realizam a retirada de diversos tipos de resíduos acumulados nas margens e leitos dos cursos d’água. Entre os materiais recolhidos estão restos de construção civil, restos de móveis descartados irregularmente, garrafas PET (Polietileno Tereftalato), madeiras, latas, latões e até animais mortos. Grande parte descartada de forma inadequada pela própria comunidade.
Urgente a necessidade de mudança de comportamento e colaboração da população como uma rotina. “Quando este tipo de resíduo se acumula nos córregos e riachos, impede o escoamento natural da água. Em chuvas mais fortes, a água acaba represando e retorna para casas e terrenos, e causa prejuízos e coloca em risco a segurança de todos. Por isto, pedimos o apoio da comunidade para manter estes locais limpos”, finaliza Sargento Ribeiro.
Texto: Ari Junior
Fotos: Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!