Trabalhos avançaram dentro do prazo previsto. Acabamentos dependem apenas da finalização das calçadas, sob responsabilidade de outra empresa, que também atua no projeto, em andamento, de ampliação da ala infantil
A Secretaria de Obras e Infraestrutura atualizou nesta terça-feira (13 de janeiro) que as obras no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) estão praticamente concluídas. De acordo com o último relatório de medição, as intervenções previstas no local alcançaram os 95%. Acabamentos, no entanto, ainda serão realizados.
Executada através de processo licitatório, a obra teve início no final de agosto, com investimentos de R$ 429 mil, provenientes de recursos próprios do Município. Com prazo de entrega de quatro meses e fiscalização da equipe de engenharia da Secretaria de Obras e Infraestrutura, os serviços ocorreram dentro do previsto.
A demanda era considerada prioridade pela prefeita Carmen Zanotto, porque a rápida chegada e saída dos usuários, essencial em situações de emergência, acabava prejudicada. “Além da agilidade, sem maiores intercorrências, conseguimos solucionar o mais importante. Os frequentes alagamentos já não acontecem mais e a estrutura está renovada. Esta era a principal reclamação dos pacientes e acompanhantes, que estavam cobertos de razão”, celebra a prefeita Carmen Zanotto.
Desde que entrou em funcionamento em 2019, o uso do estacionamento era impossível em dias de chuva. Para corrigir a situação, foram feitas obras de drenagem no local. “Realizamos o nivelamento total da área de mais de dois mil metros quadrados. Além da instalação de uma nova rede, com tubulações de maior capacidade (400 milímetros), novas caixas de captação e a pavimentação em lajotas, claro, que foi refeita por completo”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Agora, com o novo estacionamento em funcionamento, ajustes naturais e acompanhamento do espaço também vêm sendo feitos. Grelhas de concreto, para escoamento, por exemplo, já foram substituídas e podem ser alteradas para estruturas metálicas, caso seja necessário. E restam apenas acabamentos nos acessos ao estacionamento, que dependem da finalização das calçadas, sob responsabilidade de outra empresa vencedora de processo licitatório, que está à frente também da reforma no prédio da Unidade.
Separação das alas e nova entrada
Para que todas as melhorias previstas para a UPA 24h sejam entregues, é necessário finalizar as obras de separação da Recepção Infantil e Adulta. A reforma estrutural está em andamento e vai permitir que crianças, adolescentes e seus responsáveis, sejam recepcionados em um ambiente exclusivo, com nova entrada específica pela lateral do prédio, na rua Roseno Frederico Vieira.
O contrato também iniciou no final de agosto e vem sendo fiscalizado pela Secretaria do Planejamento Urbano. Os investimentos são de R$ 250 mil, destinados através de emenda parlamentar do deputado estadual, Marcius Machado. “Nossa última medição aponta que as obras alcançaram 61% de execução. Com prazo previsto de sete meses, a expectativa é que estejam concluídas até março. Seguimos atentos também à questão complementar dos encaixes das calçadas”, pontua o secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous.
Além da reestruturação, o valor também será aplicado na aquisição de um televisor, cinco poltronas e dois aparelhos de ar-condicionado. A Secretaria da Saúde reforça a importância da Unidade. “A UPA 24h é um dos equipamentos de saúde pública essenciais para o município. Uma das principais portas de entrada de diversos atendimentos. E absorve grande parte das demandas da população. Nossa prioridade é acompanhar a finalização destas obras, para que sejam entregues o mais breve possível”, destaca a secretária da Saúde, Rose Possato.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!