Campanha nacional Janeiro Branco sensibiliza população de Lages sobre cuidados com a saúde mental em mobilização da Secretaria Municipal da Saúde
19/01/2026 14:19:16
Fotos: Silvana Mateus e Secretaria da Saúde/Divulgação
Saúde 19/01/2026 14:19:16
Campanha nacional Janeiro Branco sensibiliza população de Lages sobre cuidados com a saúde mental em mobilização da Secretaria Municipal da Saúde
Atendimento ao longo de todo o dia de sábado (17 de janeiro), com participação ativa da comunidade em atividades de escuta, orientação em saúde e cuidado
O terceiro sábado do primeiro mês de 2026 foi diferente. A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu uma programação especial em alusão à campanha nacional Janeiro Branco, mês de conscientização das pessoas em volta da saúde mental e emocional. O evento “Saúde Mental Importa” foi realizada no sábado (17 de janeiro), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Penha, e reuniu moradores da comunidade em um momento de acolhimento, olhos nos olhos, diálogo, cuidado e bem-estar emocional.
No período matutino foram ofertados diversos serviços à população, como, a coleta de material para o exame preventivo do câncer do colo do útero e vacinação, além de atividades de autocuidado e relaxamento, incluindo limpeza de pele e escalda-pés. Também foi promovida uma roda de conversa, conduzida pelas profissionais Morgana e Luana, que compartilharam orientações em saúde, bem como houve troca de informações e experiências entre os participantes.
No período da tarde, a programação seguiu com a realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) - HIV (Human Immunodeficiency Virus - Vírus da Imunodeficiência Humana), sífilis e hepatites B e C, e sessões de auriculoterapia.
Atenção geral sobre o tema em um trabalho que deve ser construído de forma coletiva. “Valorizar o cuidado em saúde mental, prioridade da gestão pública municipal de Lages, em que a prefeita Carmen Zanotto enaltece os servidores em relação a sua missão e desempenho da incumbência de humanização dos atendimentos com carinho, respeito e afeto, especialmente em ações pertinentes à escuta qualificada, prevenção e à aproximação com a população, em todas as fases da vida de cada pessoa”, especifica a secretária da Saúde, Rose Cristina Possato, que acompanhou o evento, ressaltando, ainda, o papel estratégico da Atenção Primária à Saúde (APS) na consolidação de iniciativas de melhorar cada vez mais o acesso dos cidadãos aos serviços, com mais qualidade de vida à comunidade.
Uma das participantes da ação “Saúde Mental Importa”, Terezinha Borela, escolheu o sábado para dar mais atenção à própria saúde e procurou pelo serviço de coleta de material para o exame preventivo. “A gente sabe que o preventivo é fundamental, mas muitas vezes acaba adiando. Ter este atendimento durante a ação, perto de casa, facilita muito e incentiva o cuidado com a nossa saúde”, opina.
Moradora do bairro Penha há cinco anos, Jaqueline Neumann participou das atividades e define como positivos os efeitos de medidas como a de sábado. “Sempre participo das ações da Unidade de Saúde. A equipe sempre me convida e eu não perco a oportunidade. É um momento em que a gente consegue relaxar, conversar e olhar mais para a nossa saúde.”
A Prefeitura de Lages lembra aos moradores do município a união mútua entre Poder Público e cidadãos para a construção das noções da campanha nacional Janeiro Branco e de políticas públicas que ultrapassem o mês de janeiro e sejam permanentes na qualidade de vida e no bem-estar da população o ano inteiro, não restritas a somente uma data.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Silvana Mateus e Secretaria da Saúde/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!