Fotos: Nilton Wolff Evento acontecerá neste sábado (31 de janeiro), a partir das 18h, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, e marca o resgate de uma celebração simbólica que fortalece o vínculo entre o Poder Público, as agremiações e a população
A festa mais democrática e representativa da cultura popular brasileira já começa a tomar forma em Lages. O Carnaval 2026 será novamente apoiado de maneira institucional pela Prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural de Lages (FCL), valorizando a tradição, a identidade cultural e a participação comunitária. O Carnaval de rua 2026 é uma realização da Liga das Escolas de Samba de Lages (Liesla) com promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, via Fundação Catarinense de Cultura (FCC), e com apoio institucional da Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural.
Como parte da programação oficial, neste sábado (31 de janeiro), a Prefeitura será parceira da Liga das Escolas de Samba na realização do tradicional Concurso de Escolha da Rainha do Carnaval e do Rei Momo. O evento acontecerá a partir das 18h, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, e marca o resgate de uma celebração simbólica que fortalece o vínculo entre o Poder Público, as agremiações e a população.
Após um longo período sem a eleição da Corte Carnavalesca, o Concurso retorna com a participação de seis candidatas à Rainha, representantes das seis escolas de samba do município, e três candidatos ao título de Rei Momo. A iniciativa intensifica o compromisso da administração municipal com o incentivo às manifestações culturais populares e com a valorização dos artistas e fazedores de cultura locais.
De acordo com a superintendente da Fundação Cultural, Carla Zonatto, o evento vai além da escolha da Corte e se consolida como um momento de celebração do samba e da cultura popular. “Será uma ocasião especial dedicada ao samba, com a apresentação do projeto social Samba Raiz, no qual crianças e adolescentes demonstram talento, simpatia e compromisso com a cultura, tocando instrumentos e interpretando sambas e pagodes”, descreve.
O desfile dos candidatos contará com fantasias escolhidas pelas próprias agremiações. Os jurados irão avaliar critérios, como, carisma, desenvoltura, simpatia, presença de palco, fantasia, samba no pé, ritmo, harmonia, comunicação e representatividade cultural. Cada candidato fará uma apresentação individual, embalada e embalado pelo samba-enredo de sua escola de samba. “A manifestação cultural expressa por meio do Carnaval é rica em história, memória e tradição. Por isto, a orientação da prefeita Carmen Zanotto é de fortalecer, a cada ano, esta parceria com a Liga e o Governo do Estado, que é quem repassa os valores financeiros para a realização do Carnaval em Lages, sob a responsabilidade da Liga das Escolas de Samba”, explica Carla Zonatto.
Como parte da preparação, a Fundação Cultural realizou nesta semana um ensaio geral com todos os candidatos e candidatas à Corte do Carnaval, proporcionando um momento de integração, esclarecimento de dúvidas e redução do nervosismo antes do Concurso.
Os desfiles oficiais do Carnaval 2026 acontecerão na rua Archilau Batista do Amaral, endereço da Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)/Estação Cidadania, no bairro Universitário, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso.
Na sexta-feira, 6 de fevereiro, irão desfilar os seis blocos carnavalescos, na seguinte ordem, definida por sorteio: Bloco da Família Lima, Tenda do Batuque, Bloco do Pé, Bloco dos Beiçudos, Bloco do Manequinha e Bloco dos Gregas.
No sábado, 7 de fevereiro, será a vez das escolas de samba, também com ordem definida por sorteio: Princesa Isabel, Sete de Setembro, Acadêmicos da Brusque, Leões da Serra, Protegidos de São Carlos e Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca), que encerrará a noite.
Candidatas à Rainha do Carnaval 2026 de Lages, em ordem alfabética:
Bruna Aparecida Faria de Araujo - Escola de Samba Princesa Isabel
Caliane Teixeira Dutra - Escola de Samba 7 de Setembro
Julyene Jessiká de Souza - Escola de Samba Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca)
Najla Debora dos Santos - Escola de Samba Leões da Serra
Roberta Santos de Paula - Escola de Samba Protegidos de São Carlos
Tuani Gabrielle Goulart dos Santos - Escola de Samba Acadêmicos da Brusque
Candidatos a Rei Momo do Carnaval 2026 de Lages, em ordem alfabética:
Fabiano Pereira - Unidos do Ritmo Castro Alves (Urca)
Gilson Koche - 7 de Setembro
Thiago do Canto Silva - Acadêmicos da Brusque
Texto: Ari Junior
Fotos: Nilton Wolff
Arte: Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!