Fotos: @descontododeko/@deko_lando, Fábio Pavan, Divulgação PML Vídeo gravado no calçadão da Praça João Costa, nesta semana, viralizou e já alcança milhões de visualizações, projetando a cidade de forma positiva em todo o país
Um momento simples, espontâneo, carregado de afeto e respeito colocou Lages em evidência nas redes sociais e em grandes veículos de imprensa nesta semana. Um vídeo que mostra um cão pulando várias vezes no chafariz da Praça João Costa, o famoso calçadão de Lages, interagindo e se divertindo com crianças que brincavam e se refrescavam no local, viralizou e despertou uma onda de comentários positivos, compartilhamentos e mensagens de carinho e esperança.
As imagens foram registradas na última terça-feira (27 de janeiro) pelo influencer de viagens André Paes Ramos, conhecido como Deko. O conteúdo ganhou projeção nacional após ser compartilhado por perfis de grandes veículos de comunicação nacionais e estaduais, como o portal g1, Metrópoles, Jornal Razão, entre outros perfis, que juntos somam, aproximadamente, 31,2 milhões de seguidores nas redes sociais. O vídeo compartilhado por estes perfis já ultrapassa mais de 3,4 milhões de visualizações.
No registro, o cão aparece pulando diversas vezes no chafariz, acompanhando a animação das crianças e transformando a cena em um retrato de sinergia, alegria e convivência. Um instante singelo que atravessou telas e levou uma mensagem positiva a milhares de pessoas.
Ao comentar a repercussão do vídeo, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, que também compartilhou o vídeo em sua própria rede social, destacou o contraste entre a cena de leveza registrada e episódios recentes que geraram comoção e indignação em todo o país, como o caso do cão Orelha, na Praia Brava, em Florianópolis. “Essa cena foi um respiro em meio a dias difíceis. O caso do cão Orelha, que tomou conta das redes, gerou indignação em Santa Catarina e no Brasil inteiro. Em contraste, esse vídeo tão simples e bonito trouxe esperança. Ele mostra crianças brincando juntas, com respeito, cuidado e empatia, valores que precisamos cultivar todos os dias. Em meio à dor, também existe futuro, e ele passa pela nossa juventude. Que imagens como essa ganhem cada vez mais espaço em Lages, no Brasil e no mundo”, expressa a prefeita.
Para Deko, autor do vídeo, o impacto está justamente na sensibilidade de parar e enxergar o que muitas vezes passa despercebido no dia a dia. “O mundo ainda é bom, aos olhos de quem sabe enxergar. Eu estava na correria, parei um pouquinho e resolvi registrar. Não imaginava que tomaria essa proporção. Isso acontece o tempo todo, mas nem todo mundo tem a calma de curtir o momento. Como influencer, minha vibe é mostrar o lado bom das coisas. Foi automático. E ver isso ganhar o país mostra o tamanho da energia boa que esse vídeo espalhou”, relata.
Cuidado com os animais em Lages
O episódio também trouxe visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Município, por meio do Centro de Bem-Estar Animal (Cobea), especialmente no cuidado com os chamados cães comunitários, animais que convivem em espaços públicos, com acompanhamento e proteção do poder público.
Segundo a coordenadora executiva de Bem-Estar Animal, Geanice Ledo, o município atua de forma contínua para garantir saúde, segurança e controle populacional desses animais.
“Os cães comunitários recebem identificação por microchipagem, passam por castração e têm atendimento veterinário sempre que necessário. Nosso trabalho promove a saúde animal, previne zoonoses e contribui para uma convivência harmoniosa com a comunidade”, explica.
A metodologia adotada em Lages é o CED (Captura, Esterilização e Devolução), em que os animais são recolhidos para castração e, após o procedimento, devolvidos ao local de origem ou realocados de forma segura, quando necessário.
Serviços e números que refletem o trabalho em prol do bem-estar animal
Os dados mostram a dimensão do trabalho realizado. Em 2025, a Cobea contabilizou 4.069 castrações. Apenas no mês de janeiro de 2026, até a manhã desta sexta-feira (30 de janeiro), já foram realizadas 450 castrações, todas com microchipagem integrada. No mesmo período de janeiro, 23 animais foram adotados.
O município também mantém programas como o Controle Populacional de Cães e Gatos, com castrações gratuitas para famílias de baixa renda, ONGs, protetores independentes e animais de rua, além do Programa Veterinário Itinerante, que levou atendimento básico domiciliar a famílias em situação de vulnerabilidade.
Outras ações incluem recolhimento seletivo de animais em situação de risco, atendimentos clínicos e cirurgias, programas de adoção responsável, ações educativas em escolas (que alcançaram 2.284 alunos em 2025) e fiscalização de maus-tratos, com 1.270 denúncias recebidas no período.
O vídeo do cão no chafariz lembrou que, além de dados e relatórios, o cuidado com a cidade e com os animais também se traduz em cenas simples, capazes de tornar o dia mais leve e mostrar Lages sob uma ótica humana, acolhedora, positiva e de respeito.
Texto: Gabriela Sassi
Fotos: @descontododeko/@deko_lando, Fábio Pavan, Divulgação PML
Arte: Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!