Prefeitura de Lages divulga Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coxilha Rica
02/11/2025 10:41:33
Imagens capturadas do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e arte Audiência Pública: Divulgação
Meio Ambiente 02/11/2025 10:41:33
Prefeitura de Lages divulga Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coxilha Rica
Audiência pública para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental da PCH Coxilha Rica está roteirizada para 18 de novembro, na Associação Empresarial de Lages (Acil), às 19h
Por solicitação do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), a Prefeitura de Lages divulga, tornando público, o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) referente ao empreendimento Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coxilha Rica, a ser instalada no Rio Pelotinhas, na divisa dos municípios de Capão Alto e Lages, região Sul do Planalto Catarinense. A PCH Coxilha Rica possuirá uma potência total estimada de 18 megawatts (MW).
O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da PCH Coxilha Rica exibe informações detalhadas sobre o projeto, suas etapas e os cuidados ambientais adotados. Consiste em uma leitura essencial para quem quer entender como a geração de energia pode caminhar junto com a preservação do meio ambiente.
A evolução dos parâmetros da qualidade de vida da sociedade aumenta a demanda energética tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento. Este cenário propicia o aumento de impactos ambientais e a aceleração do esgotamento de fontes renováveis. Deste modo, com o intuito de evitar a insustentabilidade energética, estão em processo de estudos e implantação formas alternativas e viáveis para geração de energia.
Portanto, o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) compreende um documento resumido do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que analisa e avalia as consequências socioambientais de um projeto, ou seja, olha para as possíveis alterações no meio ambiente que pode causar. Como objetivo do Rima, esclarecer a população sobre o tipo de obra pensada, sua localização e sua função na economia local e regional, os potenciais impactos ambientais a ela associados e as medidas previstas para amenizar ou evitar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coxilha Rica foram elaborados pela empresa Terra Ambiental Consultoria em Meio Ambiente Ltda. [registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama], encomendados por Coxilha Rica, com material digital pronto em abril deste ano de 2025/Florianópolis.
Agora, no próximo dia 18 de novembro, será realizada uma audiência pública para apresentação e discussão do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental da PCH Coxilha Rica, no auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil), às 19h. Audiência pública ocorrerá também no município de Capão Alto.
O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Coxilha Rica está disponível para visualização, leitura e download de teor completo na Galeria de Arquivos desta matéria e na aba "Editais e Chamamentos" no site oficial da Prefeitura de Lages - Editais e Chamadas Públicas/Chamamentos Públicos.
Texto - Adaptação: Daniele Mendes de Melo
Imagens capturadas do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) e arte Audiência Pública: Divulgação
Galeria
Galeria de Arquivos
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!