Programa Terra Boa subsidia aquisição de calcário, essencial à melhoria da produção e produtividade das lavouras
13/02/2026 15:34:28
Fotos: Iran Rosa de Moraes
Agricultura 13/02/2026 15:34:28
Programa Terra Boa subsidia aquisição de calcário, essencial à melhoria da produção e produtividade das lavouras
Em 2025 foram distribuídos, pelo Terra Boa, 8.260 toneladas de calcário, totalizando o valor de R$ 872.047,00 em subsídio ao produtor rural
Ao todo, em 2025, 267 produtores rurais do município de Lages foram beneficiados com o convênio firmado entre a Prefeitura de Lages e o Governo do Estado para a distribuição de calcário, insumo utilizado para corrigir o solo ácido das lavouras. Trata-se do Programa Terra Boa, do Governo do Estado, que subsidia ao produtor rural a aquisição do calcário.
Operacionalizado através da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), o valor do calcário é pago pelo Governo, enquanto que cada produtor rural se responsabiliza pelo valor do frete, ou seja, paga pelo transporte do insumo da mina até a propriedade. “Cada produtor tem uma cota de 30 toneladas de calcário por ano, mas, como o solo, no município de Lages, tem acidez acima da média, já foi solicitado ao Governo do Estado, pela prefeita Carmem Zanotto, o aumento desta cota para 45 toneladas/ano”, explica o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.
O aumento da cota de 30 para 45 toneladas impactará positivamente no custo do frete, pois, o preço do transporte de 45 toneladas de calcário é o mesmo de uma carga de 30 toneladas.
O cadastro do agricultor a este convênio e a emissão da Autorização de Retirada (AR) do calcário são feitos diretamente no Escritório Municipal da Epagri, junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca. Para isto são necessários o bloco de produtor rural (Inscrição Estadual - I.E.), e o laudo de análise de solo, expedido pelos extensionistas rurais da Epagri.
Em 2025 foram distribuídos, pelo Terra Boa, 8.260 toneladas de calcário, totalizando o valor de R$ 872.047,00 em subsídio do Governo do Estado. “O objetivo deste Programa é incentivar a melhoria da produtividade e produção agrícola”, destaca o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.
O produtor Janir Schmidt, da localidade rural Cadeados, em Lages, conclui: “O Programa Terra Boa tem nos ajudado bastante, diminuindo o custo da produção e incentivando a permanência no campo.”
Texto e fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!