Melhorias na infraestrutura de abastecimento de água é demanda das comunidades rurais
09/04/2026 16:50:04
Fotos: Iran de Moraes e Thiago Vidal
Agricultura 09/04/2026 16:50:04
Melhorias na infraestrutura de abastecimento de água é demanda das comunidades rurais
Com base em levantamento técnico realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, o sistema geral de abastecimento de água nas comunidades rurais carece de melhorias na infraestrutura, seja diretamente nas fontes e poços de água existentes, bem como nos reservatórios e redes de distribuição
O diagnóstico do sistema de abastecimento de água, feito por equipe técnica, ao longo dos meses de dezembro de 2025 a março de 2026, compreende as localidades e núcleos habitacionais existentes no interior do município.
As informações técnicas foram coletadas com a aplicação de um questionário aos residentes nas áreas rurais, especialmente aos agentes de saúde, membros das diretorias de associações de moradores e comissões de igrejas, os quais são os responsáveis diretos pela fiscalização e manutenção das fontes e reservatórios de água. A equipe técnica também vistoriou fontes de água (vertentes naturais e poços artesianos) e miniestações que fornecem água potável para as unidades escolares e Unidades Básicas de Saúde.
Desta forma, obteve-se informações básicas sobre a coleta, armazenamento, tratamento e distribuição de água potável às comunidades rurais nos distritos de Índios, Santa Terezinha do Salto e região da Coxilha Rica. Mais de 30 comunidades foram visitadas.
“Esse diagnóstico foi condensado em três relatórios individualizados e servirá de ponto de partida para a elaboração de projeto de melhoramento de todo o sistema de abastecimento de água potável às comunidades rurais. Esse trabalho é inédito e foi determinado pela prefeita Carmen Zanotto, atendendo demanda da população rural”, explica o secretário de Agricultura Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.
Inicialmente, os relatórios apontam para o que precisa ser feito: desde a reativação de poços artesianos, melhorias na manutenção daqueles que já estão em funcionamento, abertura de novos poços, proteção de fontes naturais, aumento da capacidade dos reservatórios de água, regularização da periodicidade das análises químicas e de potabilidade das águas disponíveis para o consumo humano.
O projeto hídrico será executado pela Prefeitura, com o engajamento das secretarias municipais de Agricultura, Pecuária e Pesca, de Saúde, da Educação e Semasa, com a participação e parceria de extensionistas rurais do escritório municipal da Epagri.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Iran de Moraes e Thiago Vidal
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!