Prevenção: Prefeitura de Lages realiza limpeza de córregos e riachos em mais de 10 quilômetros de extensão
23/04/2026 11:50:12
Fotos: Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)/Divulgação
Defesa Civil 23/04/2026 11:50:12
Prevenção: Prefeitura de Lages realiza limpeza de córregos e riachos em mais de 10 quilômetros de extensão
Trabalhos terão continuidade nos próximos dias, com previsão de atendimento a outros bairros previamente identificados pela Defesa Civil. Orientação à população é para que colabore com conservação dos cursos d’água, evitando descarte irregular de resíduos
A Prefeitura de Lages, por intermédio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), segue com ações contínuas destinadas à prevenção de enxurradas e alagamentos em diferentes regiões do município. Recentemente, as equipes executaram a limpeza e o desassoreamento de 10.046 metros de córregos e riachos (dez quilômetros), contribuindo para melhorar o escoamento da água e reduzir riscos em áreas vulneráveis.
Os serviços contemplaram os bairros Copacabana, Santa Helena, Maria Luiza e Santa Catarina, locais que recebem atenção periódica devido ao histórico de ocorrências em períodos de chuvas intensas. A iniciativa integra o planejamento da administração municipal para minimizar impactos e garantir mais segurança à população.
A prefeita Carmen Zanotto destaca a importância das ações antecipadas. “O trabalho preventivo é essencial para reduzir danos e proteger as famílias. Estamos atuando de forma planejada, com equipes em campo, para evitar transtornos maiores quando ocorrem chuvas mais intensas”, afirma.
De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), as intervenções seguem critérios técnicos e mapeamento das áreas de risco. “Realizamos um monitoramento constante dos pontos mais críticos do município. A limpeza e o desassoreamento são medidas fundamentais para manter a capacidade de vazão dos córregos e riachos e evitar alagamentos”, explica.
Os trabalhos terão continuidade nos próximos dias, com a previsão de atendimento a outros bairros previamente identificados pela Defesa Civil. A orientação à população é para que colabore com a conservação dos cursos d’água, evitando o descarte irregular de resíduos, que pode comprometer a eficiência das ações realizadas.
Texto: Ari Junior
Fotos: Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec)/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!