Desembargador Paulo Roberto Hapner lança livro sobre Guerra do Contestado em Lages
30/04/2026 10:52:26
Fotos: Nilton Wolff
Cultura 30/04/2026 10:52:26
Desembargador Paulo Roberto Hapner lança livro sobre Guerra do Contestado em Lages
Obra foi apresentada no Casarão Juca Antunes, espaço histórico da cidade, com exibição de documentário; evento também contou com exposição do artista local Jonas Malinverni, integrando programação cultural da noite
O lançamento do livro “Contestado: A disputa legal, o combate do Banhado Grande, a Guerra do Contestado e o acordo de limites”, do desembargador Paulo Roberto Hapner, ocorreu na noite desta quarta-feira (29 de abril), em Lages. O evento foi realizado no Casarão Juca Antunes, espaço histórico da cidade, e contou também com a exibição de um documentário sobre o tema.
A obra projeta um olhar profundo sobre os conflitos que definiram os limites entre Santa Catarina e Paraná. Uma narrativa envolvente que conecta passado, território e identidade. Perfeita para quem quer entender melhor a história da região do Contestado.
Durante o lançamento, o autor destacou a relevância do local escolhido para o evento. “Ficamos muito felizes de estarmos nesta casa histórica [Casarão Juca Antunes]. A prefeita Carmen Zanotto e a cidade de Lages estão de parabéns por ter um local como este. Quem quer conhecer tudo sobre o Contestado deve ter esta obra na sua cabeceira”, ressalta Hapner.
O livro também conta com algumas ilustrações do artista lageano, Jonas Malinverni, que contribuem para enriquecer visualmente a narrativa e dialogar com os elementos históricos abordados.
A superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto, lembra do simbolismo do espaço e a relevância do tema. “A importância, primeiro, do local, que nos remete a toda uma parte histórica da cidade; segundo, ao falar do Contestado, que conta com uma participação gigantesca de Lages como elo desta história, destacando sua importância econômica e histórica, e, principalmente, a questão do Doutor Paulo, que veio com uma bagagem gigantesca. Inclusive, estamos falando de uma pessoa de inteligência ímpar, que passou realmente uma verdadeira aula.”
Além do lançamento do livro e da exibição do documentário, o evento também teve a exposição de Jonas Malinverni, que apresentou obras durante a programação, contribuindo para a ambientação cultural da noite.
Conheça Paulo Roberto Hapner
O desembargador Paulo Roberto Hapner nasceu em Curitiba (PR) e é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - turma de 1966. Ao longo da carreira, atuou como juiz substituto em municípios, como, São José dos Pinhais, Araucária, Engenheiro Beltrão, Peabiru e Cianorte, e como juiz de direito em Assis Chateaubriand, Mandaguaçu, Santo Antônio do Sudoeste e Cascavel.
Também integrou o Tribunal de Alçada e foi desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), em que construiu uma trajetória consolidada até a aposentadoria, em 8 de maio de 2014. É presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná (IHGPR).
Texto: Gabriela Sassi
Fotos: Nilton Wolff
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!