Prefeitura promove capacitação para qualificar atendimento a migrantes e pessoas refugiadas
29/09/2026 15:18:35
Fotos: Secretaria Municipal da Assistência Social/Divulgação
Assistência Social 29/09/2026 15:18:35
Prefeitura promove capacitação para qualificar atendimento a migrantes e pessoas refugiadas
Projeto MigraSUAS reúne profissionais da Assistência Social e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em formação sobre atendimento a migrantes e refugiados
A Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio do Núcleo Municipal de Educação Permanente do Suas (Numep/Suas) - Sistema Único de Assistência Social, em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), está promovendo o Projeto MigraSUAS: Formação para o Atendimento de Migrantes Internacionais e Refugiados.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para a qualificação dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população, ampliando conhecimentos e fortalecendo estratégias para o acolhimento e atendimento de migrantes e refugiados nos serviços socioassistenciais em Lages.
O Projeto é desenvolvido pela acadêmica Hanna Saraiva Sant’Ana de Oliveira, sob orientação da professora Jaiane Freitas Branco, como parte das atividades de Práticas Extensionistas Curriculares da Uniplac.
A proposta surgiu a partir de uma pesquisa realizada com profissionais da Secretaria Municipal da Assistência Social, que identificou a necessidade e o interesse das equipes em ampliar seus conhecimentos sobre a temática das migrações e do atendimento a migrantes e refugiados.
Encontros acontecem às sextas-feiras
A capacitação está sendo realizada em encontros presenciais, às sextas-feiras, das 8h30min às 12h, organizados em diferentes grupos conforme os serviços e áreas de atuação dos participantes.
A primeira turma participou da formação no dia 4 de setembro, e o último encontro está previsto para 9 de outubro. Ao longo do Projeto, a previsão é de que sejam capacitados aproximadamente 122 profissionais, entre trabalhadores da Secretaria Municipal da Assistência Social e profissionais que atuam em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) vinculadas à política de Assistência Social.
Formação para fortalecer atendimento
A realização do MigraSUAS integra as ações de Educação Permanente do Suas e aproxima a universidade da realidade dos serviços socioassistenciais, possibilitando o diálogo entre o conhecimento acadêmico e as demandas vivenciadas pelos profissionais no cotidiano de trabalho.
Por meio da formação, o Projeto busca contribuir para práticas de atendimento que considerem as especificidades da população migrante e refugiada, fortalecendo o acolhimento, a escuta e o acesso aos direitos socioassistenciais. “A presença de migrantes e refugiados já é uma realidade nos nossos serviços. Diariamente, nossos profissionais estão nos equipamentos da Assistência Social realizando atendimentos e acolhendo pessoas com diferentes histórias, necessidades e demandas. Por isto, investir na capacitação das equipes é fundamental para que os trabalhadores estejam cada vez mais preparados para compreender estas especificidades e oferecer um atendimento qualificado, acolhedor e pautado na garantia de direitos, como um dos aspectos preconizados pela administração pública municipal liderada pela prefeita Carmen Zanotto. O MigraSUAS vem ao encontro desta necessidade e fortalece o compromisso da Secretaria com a Educação Permanente dos nossos profissionais”, defende a secretária municipal da Assistência Social, Inês das Graças Salmória.
Edição: Daniele Mendes de Melo, com produção da Secretaria Municipal da Assistência Social
Fotos: Secretaria Municipal da Assistência Social/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!