Caminhões pesados não paravam de circular pelas ruas dos bairros Caroba e Santa Mônica e proximidades na manhã desta sexta-feira, lembrando-se que cada veículo basculante (caçamba) possui capacidade média de oito toneladas (oito mil quilos) de armazenamento de materiais reaproveitáveis à indústria de transformação
O Sol não deu as “caras” nitidamente na manhã desta sexta-feira (10 de fevereiro), contudo, o calor predominou, fator de atração do público da área Oeste da cidade, constituída pelos bairros e loteamentos Santa Mônica, Caroba, Área Industrial, Cidade Alta e Vista Alegre, para a segunda edição do evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero de 2023, promovido pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, em parceria com a Rádio Clube de Lages e apoio das secretarias municipais da Agricultura e Pesca, Saúde e de Obras, Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ) e empresa Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos. O ponto de coleta de resíduos estabelecido compreendeu a rua das Laranjeiras, nº: 473, bairro Caroba, em frente à Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Izidoro Marin.
A Rádio Clube transmitiu o Programa Clube Comunidade ao vivo, do local do evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero, pelo comunicador Adilson Oliveira, no comando das atrações informativas e na entrega de brindes aos admiradores. A estreia do evento em 2023 aconteceu em janeiro, nos bairros Ferrovia e Caravágio e adjacências.
A atitude Ação Lages em Busca do Lixo Zero foi idealizada para coletar resíduos sólidos de fabricação e função eletrônica em todo o perímetro urbano e em partes de território rural do município, e reforça a intenção de reduzir o máximo possível de volumes de resíduos sólidos descartados indevidamente em áreas institucionais e, principalmente, em terrenos baldios localizados em endereços de acesso a Lages via rodovias estaduais e federais, como os perto das BRs-116 e 282 e SC-114. O meio ambiente “agradece” o descarte e depósito adequados e, sobretudo, a reciclagem, no combate ao desperdício e fomento ao ciclo da sustentabilidade.
Neste dia 10 de fevereiro, com a intensificação do objetivo da roupagem do evento, além do depósito de eletrônicos e pneus, o público pôde direcionar produtos aceitos prontamente pelas equipes de profissionais, objetos, como, garrafas pet e de vidro; caixas; lâmpadas; pilhas; baterias e/ou carregadores; fogões; geladeiras; máquinas de lavar roupas; louças sanitárias; aparelhos televisores, de celular, CD, DVD e de videogame; computadores, e pneus. Enfim, produtos inservíveis ao consumo sob o ponto de vista do cotidiano das famílias, como, aliás, móveis usados, entulhos ou qualquer outro tipo de resíduo sólido, composto por papel, plástico, vidro e/ou metal. Portanto, não somente eletrônicos. Não há restrições para recebimento.
O montante acumulado foi de três cargas de caminhão basculante (caçamba) de pneus, três de móveis e entulhos e uma de resíduos eletrônicos. Uma caçamba possui, em média, capacidade de armazenar oito toneladas (oito mil quilos) de produtos, ressaltando-se que veículos caminhonetas são utilizados nesta logística.
Os itens eletrônicos foram entregues à empresa Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, responsável por tomar providência quanto à retirada de peças e outros componentes para seu reaproveitamento e transformação, colaborando com o meio ambiente ao sensibilizar os cidadãos sobre a contenção do desperdício e de descartes irregulares em terrenos baldios privados, áreas institucionais e em rios, riachos e córregos.
Entulhos industriais, como, sobras de construções civis, e detritos orgânicos, como, madeiras e galhos de árvores, foram apanhados, tornando Lages um município mais limpo e organizado. Caminhonetes e caminhões basculantes (caçambas) e com carroceria, da frota da prefeitura, a postos para o carregamento e transporte dos volumes rejeitados.
Mas o que é feito com o que é recolhido?
Os resíduos sólidos recolhidos pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente são separados por categoria e recebem um rumo específico de acordo com a finalidade. Em Lages existem três empresas que recebem pneus usados para reaproveitamento. A Recolhe Pneus tem uma filial no município.
Já os móveis são desmanchados em local da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Suas madeiras componentes são reaproveitadas ou doadas como lenha a entidades socioassistenciais, a exemplo de asilos. Outra parte, à confecção de estacas, no plantio de mudas de árvores na arborização e paisagismo de Lages.
Borrachas seguem para a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages). Os orgânicos viram adubo para hortos de alimentos e jardinagem do Município e doação para os habitantes. Os artigos impossibilitados de serem recuperados/usados são direcionados a um aterro especial, um tipo de “bota fora”.
Um compacto de amparo
Serviços públicos ao cidadão são agregados nas edições do Ação Lages em Busca do Lixo Zero. Nesta sexta-feira (10 de fevereiro), a presença da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, com a divulgação do Projeto Lixo Orgânico Zero (LOZ) e do Método Lages de Compostagem ou Mini Compostagem Ecológica; distribuição de cartilhas sobre Compostagem, Ponto de Entrega Voluntária de recicláveis (LEV), Ponto de Entrega Voluntária de óleo de cozinha usado (LEV), Tampet’s Lages, aterro sanitário, Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lages (Cooperlages) e Eco Centro Sul, e entrega de sementes de hortaliças (feijão amarelo baixo, pepino pioneiro, pepino verde comprido e cenoura), mudas de árvores nativas (araçá, uvaia e pitanga) e de material para compostagem a ser utilizado na adubação em lavouras (hortas) e jardins. Conceitos de separação, plantio, depósito e oxigenação na compostagem ensinados no evento.
Os detritos orgânicos, distintos de recicláveis e rejeitos, são cascas e restos de frutas, verduras e legumes; restos de comida; erva de chimarrão; borra de café; cascas de ovos; guardanapos; filtro de café; grama; folhas, e esterco de animais. E os provenientes de podas de árvores (galhos e folhas) ricos em nutrientes, em locais públicos, como praças e parques.
A Secretaria da Saúde/Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ofertou o cadastramento de interessados de Lages inteira na castração de cães e gatos machos e fêmeas para 50 vagas disponíveis e gratuitas à população. Os procedimentos cirúrgicos estão agendados para os períodos matutino e vespertino dos dias 23 e 24 de fevereiro (quinta e sexta-feira), no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão ligado à Secretaria da Saúde situado no bairro Tributo. A Gerência de Vida Animal, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente e à da Saúde, esteve envolvida. Em breve Lages irá poder contar com os procedimentos de castração da unidade do Castramóvel. Profissionais da Secretaria Municipal de Segurança compareceram à mobilização deste dia 10.
Enquanto as demais pastas colocavam em prática suas atribuições, a da Agricultura e Pesca atuou na distribuição de 3.200 mudas de hortaliças pelo Projeto Cultivar - Plante, colha e alimente, divididas em 16 bandejas com 200 mudas depositadas em cada uma - alface lisa, alface crespa, alface roxa, couve chinesa, rúcula, chicória crespa, manjericão, manjerona, cebolinha verde e beterraba. “Ideias como esta possibilitam que o Poder Público municipal esteja mais próximo da comunidade e, além, permite conseguir identificar as reais necessidades das pessoas e ouvir as lideranças comunitárias, pois, desta maneira, estando nos bairros de modo intermitente, procuramos ter maiores acertos e menores índices de erros. Eu estou sempre presente em todas as ações e comprovo ser um evento bem avaliado e bem quisto pelas pessoas”, analisa o prefeito em exercício, Juliano Polese.
O assessor de Governo, Marcio Machado (Latino) recorda a intensidade das atividades. “No princípio, Ação Lages em Busca do Lixo Zero nasceu para suprir o recolhimento de resíduos eletrônicos, pois as famílias têm dificuldade de decidir como fazer o descarte correto ou acabam eliminando estes itens erroneamente, causando prejuízos ao meio ambiente. A ação se expandiu e há algumas edições são recolhidos eletrônicos, pneus, móveis e entulhos. A parte educativa veio à tona e percebemos nitidamente a preocupação das pessoas, tanto que as cargas vêm diminuindo consideravelmente em comparação a primeira edição, apesar de ainda serem volumosas. Na primeira ação foram seis cargas de pneus, hoje (sexta) foi metade.”
O secretário da Agricultura e Pesca, Thiago Henrique Cordeiro, resume: “Uma excelente oportunidade de o Município mostrar o que está em execução de seus planejamentos, projetos e programas, e de ouvir as pessoas ‘olho no olho’.”
A iniciativa Ação Lages em Busca do Lixo Zero está programada para ser realizada a cada três semanas, ao privilegiar, a cada edição, uma determinada área da cidade, abrangendo todas. O local a receber o evento na sequência será definido oficialmente.
Movimentação de máquinas, equipamentos manuais e pessoal começa bem antes
A prefeitura atua com antecedência nos bairros e loteamentos contemplados pelo Lages em Busca do Lixo Zero. Há dez dias a coleta de resíduos sólidos já acontece no Oeste e, as limpezas de espaços coletivos ao ar livre, desde segunda-feira (6 de fevereiro). Operários e maquinário foram enviados pela Secretaria de Obras a uma operação que já começou vários dias antes, para serviços de infraestrutura e melhoria da mobilidade urbana, como cascalhamento de ruas de terra (chão batido) e tapa-buracos.
Enquanto as pessoas descansam, o trabalho não para!
Neste fim de semana (sábado e domingo - dias 11 e 12 de fevereiro) e na próxima semana, a terceira do mês de fevereiro, equipes de servidores públicos municipais da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente irão manter sua rotina de coleta de resíduos sólidos na região do bairro Caroba, atendendo o ápice humanamente capaz de demanda de recolhimento com atenção aos moradores. As limpezas, incluindo roçadas, permanecem até o meio-dia deste sábado (11).
Aos habitantes daquela região, que desejam solicitar o recolhimento de resíduos sólidos, a ser efetuado semana que vem, basta entrarem em contato com a Secretaria de Serviços Públicos e protocolar uma ordem de serviço de agendamento: 3019-7472. Este é um trabalho permanente. Contatos empresa Eco Centro Sul: 3224-1218/98412-6631.
Simone garantiu alimento saudável em suas saladas
A passos contados do ponto de concentração do Ação Lages em Busca do Lixo Zero, em frente à Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Izidoro Marin, está a casa de Simone da Cruz Perez. Grávida de oito meses de Larissa, a dona de casa já é mãe de Henrique, com quatro anos, e estava no evento com sua irmã e uma amiga.
Ela não perdeu tempo e colocou mudas de alface crespa e beterraba e sementes de cenoura na “sacolinha”. “É bom a prefeitura vir até aqui porque fica mais fácil para a gente que tem criança pequena e a gente interage com as pessoas”, acredita Simone.
Em 2022, 197 cargas recolhidas
A primeira edição de 2023 do evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero aconteceu em 13 de janeiro, nos bairros Ferrovia e Caravágio e adjacências. Em 2022 foram agraciadas 16 áreas do perímetro urbano pela sensibilização Ação Lages em Busca do Lixo Zero. Moradores dos bairros Vila Maria, Maria Luiza, Várzea (Habitação, Popular e Caça e Tiro), Tributo, Gethal, Conta Dinheiro, Santa Maria, Jardim Cepar, Santa Mônica, Santa Cândida, Guarujá, Bates, Petrópolis, Gralha Azul, São Pedro e proximidades.
Na média, aproximadamente seis cargas de caminhão de resíduos sólidos foram preenchidas em cada edição. No período de 2022, o total de material recolhido equivaleu a dez cargas de caminhões basculantes (caçambas) carregados com aparelhos eletrônicos; 80 cargas de móveis velhos, sofás, entre outros; 12 cargas de pneus, e 95 caçambas de entulhos, como, sobras de construções, madeiras e galhos.
Em 2021, entre os bairros e loteamentos da cidade beneficiados estiveram Santa Mônica, Santa Helena, Santa Catarina, Guarujá, Morro do Posto e Vila Mariza. Total de cerca de dez operações em 2021, com cerca de 60 bairros e loteamentos.
Os distritos Índios e Salto Caveiras foram favorecidos. No ano retrasado, 400 toneladas de resíduos colhidos/subtraídos em territórios rurais do município onde há coleta diária.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Toninho Vieira
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!