Especial Programa Lages Melhor: Conheça o programa da Prefeitura de Lages que descentraliza a cultura e transforma vidas
09/11/2023 09:27:50
Dedicação nas aulas de ballet no Bairro São Francisco (foto: Carolina Sott)
Cultura 09/11/2023 09:27:50
Especial Programa Lages Melhor: Conheça o programa da Prefeitura de Lages que descentraliza a cultura e transforma vidas
Bairro São Francisco recebe programa da Fundação Cultural de Lages que executa ações voltadas à inserção das comunidades afastadas do Centro nas artes e na cultura
A instrutora de dança Dominique Nataly de Souza tem sido uma importante personagem no Programa Lages Melhor, promovido pela Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL) e seu equipamento cultural, a Escola de Artes Elionir Camargo Martins. Com mais de oito anos de experiência no ensino de ballet clássico, jazz e dança moderna, ela desempenha um importante papel de cuidado e ensinamentos na vida de crianças e jovens que participam do projeto compartilhando sua paixão pelas artes e abrindo portas para a cultura, especialmente em comunidades que muitas vezes ficam à margem desse universo.
Segundo Dominique, é uma experiência incrível para ela e suas alunas. “Principalmente na questão da cultura, que elas têm pouco acesso aqui, nos bairros afastados. Geralmente a cultura e as artes ficam no Centro e nós levamos até elas. Entendo que o projeto é importante para seus alunos, pois lhes oferece oportunidades que eles não teriam de outra forma”, comenta. Na mesma linha de raciocínio, o superintendente da Fundação Cultural de Lages, Giba Ronconi, o Lages Melhor tem esse objetivo geral de descentralizar os acessos a arte e cultura. “Com os cursos de música e dança nos bairros, cumprimos obrigações sociais e nos envolvemos com famílias e comunidade”.
Além de ser uma instrutora de dança, Dominique se vê como uma mentora. Ela atua como orientadora, conselheira e, muitas vezes, como uma amiga para seus alunos, compreendendo as dificuldades que enfrentam. A instrutora não apenas ensina os movimentos da dança, mas também ajuda na escolha de figurinos e, até, nas fases mais delicadas que eles passam.
O Programa Lages Melhor se estende por núcleos em diferentes bairros, incluindo, Araucária, Habitação, Santa Mônica, Vila Maria, São Paulo e São Francisco, bairro Guarujá, Penha e Praça do CEU, no bairro Universitário. A sua grande presença permite que Amanda, aluna há anos, expresse sua gratidão pelo projeto: "Antes do Lages Melhor, não tínhamos nada na comunidade sobre esse estilo. Eu já era muito apaixonada por dança, mas quando o projeto veio, me apaixonei mais ainda."
Amanda, como muitos outros alunos, ama o ballet e encontra nele uma paixão que ultrapassa as barreiras socioeconômicas. A aluna conta que fica feliz e sua família a apoia depois das apresentações. Além de ser uma forma de arte, a dança a ajuda a se sentir mais confiante, aumentar sua autoestima e descobrir suas paixões. O Projeto Lages Melhor é mais do que uma série de aulas de dança; é uma jornada de descoberta e crescimento, moldando o futuro de jovens talentos como a Amanda.
Texto e fotos: Carolina Sott (Jornalismo Uniplac)
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!