Lages fará Simulado Estadual inédito no Brasil sobre gestão de desastres naturais
14/05/2025 14:36:39
Fotos: Arquivo PML
Defesa Civil 14/05/2025 14:36:39
Lages fará Simulado Estadual inédito no Brasil sobre gestão de desastres naturais
O local escolhido para a operação é a avenida Santa Catarina, próximo à “Curva da Morte”, com a simulação de emergência e calamidade pública para situações com deslizamentos de terra. A via será totalmente interditada para o tráfego entre 10h e 12h30 min do próximo domingo
Aderindo ao chamamento da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Lages (Compdec) fará, no próximo domingo (18 de maio) a partir das 10h, o 1º Simulado do Plano de Contingência de Lages. Para isso, um verdadeiro mutirão está sendo formado com as principais instituições de saúde, secretarias municipais e forças de segurança do município.
O local escolhido para a operação é a avenida Santa Catarina, no bairro Conte, próximo à conhecida “Curva da Morte” e, para isso, a via naquela região e ruas adjacentes serão totalmente interditadas para o tráfego nos horários entre 10h e 12h30 min do próximo domingo.
A ação faz parte do 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres de Santa Catarina –inédito na gestão de riscos e resposta a desastres no Brasil – cujo foco é a evacuação simulada de comunidades e a abertura de abrigos temporários. Cada região do estado ficou responsável por um “desastre” e deverá lidar com a situação como se fosse real. No caso de Lages, foi escolhida uma situação de emergência e calamidade pública com deslizamentos de terra.
De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil municipal, Sargento Ribeiro, este será um momento histórico na cidade de Lages. “No simulado que faremos na Curva da Morte haverá alguns carros que serão atingidos pelo deslizamento, assim como a desocupação de algumas residências. Haverá ainda o acionamento das equipes da secretaria de assistência social para acolher os desabrigados”, detalha o Sargento Ribeiro.
Além da evacuação de moradores de áreas de risco e a montagem de abrigos provisórios, o exercício também terá ações de ajuda humanitária, como cadastro de famílias, distribuição de itens essenciais e orientação à população. “Faremos uma ação realista e extremamente profissional com o acionamento da nossa equipe de campo, decreto de situação de emergência, tomada de providências, resgate de pessoas e condução para o hospital”, conta.
Entre as atividades previstas estão: acionamento de protocolos de emergência, resgate técnico de vítimas (simulado), instalação de ponto de apoio emergencial, avaliação de danos e simulação de decreto; registro e monitoramento em tempo real e encerramento com balanço e reunião de crise. “Será uma ação conjunta de prevenção, resposta e planejamento”, garante o Sargento Ribeiro.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Arquivo PML
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!