Com o sucesso de hits consagrados como “Vagabundo Confesso” e “Salão de Festa a Vapor”, a banda Dazaranha embala fãs de diferentes gerações há mais de 30 anos e o som da banda Ondastral deixará a noite rock alternativo ainda mais quente na Festa do Pinhão
Os amantes do rock e reggae brasileiro também terão espaço na 35ª Festa Nacional que, no dia 20 de junho (sexta-feira), receberá a banda catarinense Dazaranha no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, o Tio Vida. A banda lageana Ondastral também subirá ao palco e fará a abertura da noite de shows gratuitos.
Com mais de 30 anos de estrada, a banda de manezinhos, um apelido carinhoso e popularmente usado para se referir aos nativos de Florianópolis, capital de Santa Catarina, mais uma vez marcará presença na Festa em um show memorável, repleto dos sucessos que consagraram a banda no cenário musical brasileiro.
Uma velha conhecida do público lageano, o Dazaranha já se apresentou no palco da Festa do Pinhão por, pelo menos, três vezes. Também esteve em eventos paralelos no decorrer dos anos, mostrando que a presença recorrente do Dazaranha na cidade reflete sua forte conexão com o público lageano, destacando sua importância na cena musical.
A banda iniciou suas atividades no ano de 1992, atuando em bares e casas noturnas da Grande Florianópolis. Gravou seu primeiro álbum intitulado “Seja Bem-vindo” em 1996 e de lá para cá foram mais nove álbuns gravados com muitos sucessos. A consagração do trabalho do Dazaranha chega em 1998, com o lançamento o disco Tribo da Lua, levando o clássico “Vagabundo Confesso” a extrapolar as barreiras geográficas catarinenses. O álbum contou com a participação especial de Jorge Ben Jor na faixa “Te Liga”, e teve a produção de Luiz Carlini.
Com este trabalho, a banda chegou a vender 50 mil cópias, o que levou a ganhar um prêmio de disco de ouro, o primeiro da história de uma banda catarinense. Já em 2006, com o CD “Nossa Barulheira” e o single “Salão de Festa a Vapor”, que manteve o mesmo nível nas composições, mas com guitarras mais marcantes e pesadas nas músicas, o Dazaranha vence o Prêmio Claro de Música Independente como melhor álbum pop.
Em 2022 e 2023 a banda fez uma série de shows nas principais cidades de Santa Catarina com o projeto “Turnê Dazaranha 30 Anos”, em comemoração às três décadas de trajetória. Todas as apresentações aconteceram em espaços públicos, reunindo centenas de fãs e o primeiro show da turnê foi junto à Camerata Florianópolis, na Beira Mar da Capital.
É com esta bagagem que a banda promete tremer o palco nacional da 35ª edição da Festa do Pinhão com os sucessos “Carolina”, “Durma Bem” e “Ô Mané”, além dos já citados “Salão de Festa a Vapor” e “Vagabundo Confesso”.
Abertura com Ondastral
Mais uma vez a banda autoral lageana, Ondastral, ganha destaque na Festa do Pinhão e abrirá a noite de rock do evento, no dia 20 de junho. Desde 2015 a banda vem ganhando notoriedade em grandes eventos, abrindo shows de artistas renomados como Armandinho e Vitor Kley. Em 2024 foi atração do Planeta Atlântida, dividindo o palco com Papas da Língua, Braza, Diogo Defante e Gabriel o Pensador.
Completando dez anos de estrada em 2025, a atual formação da banda é a mesma desde 2020, cresceu muito nos últimos anos e categoriza-se como “rock alternativo”. Nos primeiros anos, e no primeiro EP “Toda Origem É Natural”, a banda era marcada pela sonoridade do reggae, ska e hardcore. Com o tempo outras influências do rock mais pesado e das baladas de violão foram surgindo, destacando-se hoje por uma mistura de todos esses estilos. Entre os principais trabalhos estão o EP “Toda Origem é Natural” (2021) e o álbum “Pare de Noiar” (2023).
Formada por Gabs Matias (guitarra e vocal), Mateus Rosa (guitarra), Vitor Sousa (baixo) e JC Matias (bateria), o single “Em Brasa” (2021) é a faixa com mais reproduções, chegando a quase 124 mil no Spotify.
Festa para todos os gostos, porém com o resgate da cultura local
Enquanto as bandas de rock embalam o público no placo do Tio Vida, a programação local e tradicionalista seguirá firme na 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão, enaltecendo a cultura e identidade do povo serrano no palco que será montado no calçadão da Praça João Costa, para receber as atrações do Recanto do Pinhão Aracy Paim.
A edição Raízes da Festa acontecerá ao longo de 17 dias – de 6 a 22 de junho – com apresentações totalmente voltadas ao tradicionalismo e cultura regional no Recanto do Pinhão. Entre os dias 13, 14 e 15 de junho, acontecem a 23ª Sapecada da Serra Catarinense e a 31ª Sapecada da Canção Nativa também no palco do Recanto.
Os shows nacionais gratuitos acontecem de 18 a 22 de junho no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior e ainda haverá eventos paralelos à Festa Nacional do Pinhão a serem realizados no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e no CentroSerra Convention Center.
Texto: Silviane Brum
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!