Procon capacita servidores para atendimento humanizado a pessoas com TEA
03/06/2025 09:55:09
Fotos: Nilton Wolff
Procon 03/06/2025 09:55:09
Procon capacita servidores para atendimento humanizado a pessoas com TEA
Com essa capacitação, o Procon de Lages reforça seu compromisso com a humanização do atendimento, promovendo um serviço público mais justo, acessível e inclusivo
Os servidores do Programa de Defesa do Consumidor do Município (Procon) participaram, na tarde desta segunda-feira (2 de junho), de uma capacitação para garantir um atendimento mais adequado e acolhedor a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro aconteceu na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
A formação abordou aspectos práticos e comportamentais, com foco na identificação das necessidades específicas desse público e na criação de um ambiente menos estressante e mais funcional. Todos os 15 colaboradores do Procon Lages participaram deste momento.
O encontro foi marcado pela palestra da advogada Naiara Correa, conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Lages (COMPED). Ela atua em ações para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como palestrante, sendo fundadora de projetos sociais e comunitários com impacto real em territórios populares. Houve ainda a palestra com a médica pós-graduada em autismo e neurociência clínica, e graduanda em neurologia, Aline Piccinini.
De acordo com o coordenador executivo do Procon, Kevin Gonçalves Calbusch, a iniciativa reforça a importância da inclusão, empatia e respeito no serviço público. “Em Santa Catarina, cerca de 1,2% da população possui diagnóstico de TEA, o que evidencia a urgência em preparar os profissionais para atender com sensibilidade e eficácia, acolhendo as pessoas com dignidade”, pontua.
Com foco em boas práticas, aspectos legais e orientações no atendimento a pessoas com TEA, além de beneficiar diretamente os usuários, a ação também serve como exemplo para que outras instituições públicas adotem medidas semelhantes. “Ao adaptar a comunicação, oferecer paciência e promover compreensão, os servidores estarão mais capacitados para propiciar um serviço de qualidade a todos. Com isso, o serviço do Procon de Lages se torna mais humano, inclusivo e preparado para atender todos os públicos”, ressalta Kevin.
A 1ª Capacitação para o atendimento humanizado a pessoas com TEA do Procon é um projeto pioneiro, que partirá da Serventia, com potencial de inspirar transformações em outros setores. O momento formativo foi voltado à construção de um serviço público mais acessível e acolhedor a todos os usuários do Procon de Lages.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Nilton Wolff
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!