Procon de Lages orienta sobre agendamento obrigatório para atendimentos presenciais
30/06/2025 14:45:52
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Procon 30/06/2025 14:45:52
Procon de Lages orienta sobre agendamento obrigatório para atendimentos presenciais
O atendimento passa a ser realizado exclusivamente mediante agendamento prévio via WhatsApp, pelo número (49) 3019-7459. Ao comparecer ao balcão do Procon é imprescindível que o cidadão tenha em mãos todos os documentos necessários, incluindo a nota fiscal da referida compra
Visando organizar a crescente demanda por atendimentos e assegurar mais qualidade e agilidade no serviço ao consumidor, a partir do mês de julho, o Programa de Defesa do Consumidor de Lages (Procon) passa a atender os consumidores exclusivamente mediante agendamento via WhatsApp: (49) 3019-7459.
A medida foi tomada para garantir que cada caso seja tratado com a devida atenção, respeitando a ordem, a legislação vigente e o tempo do cidadão. “Temos o registro de muitos casos em que a pessoa procura pelo atendimento do Procon com a ausência de documentos essenciais para dar agilidade e prosseguimento ao processo. Trabalhamos para facilitar o acesso do consumidor aos seus direitos e isso só acontece quando todos os trâmites são realizados plenamente”, explica o coordenador executivo do Procon, Kevin Gonçalves Calbusch.
Ao fazer o primeiro contato para agendamento, via WhatsApp, o consumidor será devidamente orientado sobre toda a documentação que deverá levar no dia do atendimento. Além disso, caso falte algum dos itens solicitados, o cidadão deverá reagendar o atendimento. “Não podemos deixar nada pendente desde o momento em que abrimos o protocolo para atendimento até o fim de todas as etapas, por isso a importância deste agendamento e pré-atendimento online. Assim, há a orientação sobre tudo o que o cidadão precisa trazer, resultando em maior celeridade no andamento dos processos”, reitera Kevin.
Diante disso, os atendimentos presenciais só poderão ser realizados com a apresentação da seguinte documentação: documento pessoal com foto, comprovante de residência e provas da relação de consumo como notas fiscais, contrato, boleto, comprovantes de pagamento, prints, entre outros. O canal de WhatsApp – (49) 3019-7459 seguirá ativo para agendamentos, envio de documentos e acompanhamento de processos.
Os documentos deverão ser apresentados preferencialmente em meio físico, podendo, se necessário, ser encaminhados por e-mail ou WhatsApp no momento do atendimento. “É importante salientar que este canal de comunicação do Procon é único e exclusivamente para agendamento e encaminhamento de documentação solicitados durante o atendimento. Deste modo, não serão respondidas dúvidas jurídicas ou realizadas orientações iniciais por meio deste canal, devendo o consumidor seguir o procedimento formal de agendamento para atendimento presencial”, complementa Kevin.
O canal também é utilizado para acompanhamento de processos administrativos já instaurados. Os casos excepcionais ou urgentes serão avaliados pela coordenação, mediante justificativa fundamentada.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Fábio Pavan
Arte: João Francisco Custódio Maciel
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